É sabido que os anglo-saxónicos sempre foram muito dados à filantropia. Em voluntarismo e serviço público. Em ajudar os outros… Desta feita, são muitos os que se mobilizam para despertar consciências...

Comecemos pela campanha NOH8. A mesma trata de um silêncio de protesto com base em fotografias, criada pelo fotógrafo de celebridades Adam Bouska e o seu parceiro, Jeff Parshley, como resposta directa à passagem da Preposição 8 (lei que proíbe os casamentos homossexuais na Califórnia). As imagens mostram diversas personalidades com fita-cola na boca, simbolizando vozes que deixaram de ser ouvidas, que foram silenciadas pela Prop 8 e legislação similar, presente um pouco por todo o mundo, apresentando “NOH8” pintado em uma das faces, em atitude de protesto.

Miley Cyrus foi a última celebridade convidada a participar na campanha NOH8 e a dar a cara contra a "California Proposition 8". Miley, de 19 anos, também fez a pose com respectiva fita adesiva cinzenta na boca (a imagem de marca desta campanha) e o símbolo da NOH8 pintado na cara, vindo-se a juntar a muitas outras figuras públicas americanas que também participaram nesta acção, entre as quais Kim Kardashian, actores de Glee e Ashlee Simpson.

Num outro registo, e não menos original, temos a campanha “We Can Do It!”, lançada pelo website Open Artist Movement. Esta campanha que também incide na fotografia, pretende construir solidariedade e força pessoal através de uma mensagem positiva. O objectivo é a de trazer à vida indivíduos icónicos da actualidade, retratando-os como poderosos e não vítimas, para apoiar o movimento LGBT em todo o mundo.

Numa atitude mais “pop art”, as imagens remontam a posters americanos que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, usados para elevar a moral das mulheres (e alguns homens) que, pela primeira vez nas suas vidas, se tornavam parte integrante da força de produção americana, principalmente na indústria militar, para colmatar a falta de mão-de-obra provocada pela partida de soldados para os campos de guerra na Europa e no Pacífico.

Tanto num caso, como no outro, todos ficam a ganhar. Porque as imagens são bonitas e verdadeiras obras de arte. Depois, devido à sua notoriedade, a finalidade de ambas vai acabar por ser alcançada. Resta saber quando…

Mais imagens e info @ http://www.noh8campaign.com e http://openartistmovement.com

Etiquetas:

Comente este artigo