Já não é a primeira vez que aqui escrevo sobre violência, seja ela doméstica, discriminativa ou “bullying”. Mas nunca é demais fazê-lo e, assim, continuar a alertar para estes males, que “insistem” em subsistir… Apresento-vos agora um caso inédito! Não se trata de uma marca ou uma ONG, mas sim de uma revista feminina, que se preocupou o bastante sobre violência doméstica, a ponto de lançar uma campanha. Nas suas páginas, mas também em TV e mupis. Protagonizada por homens conhecidos, esta ação pretende mostrar que esta não é apenas uma luta de mulheres…
Para protagonistas da campanha foram convidados a participar diversos homens que se têm distinguido na sociedade portuguesa nas mais diversas áreas de atuação. E aderiram a este "movimento" o cantor Tony Carreira, o ator Diogo Morgado, o judoca João Pina, o vocalistas dos Moonspell, Fernando Ribeiro, o actor Pedro Teixeira e o jornalista da SIC, João Moleira. Cada um destes intervenientes passa uma mensagem contra a violência doméstica, através de uma imagem individual, com o intuito de valorizar o papel dos homens no combate à violência doméstica, ao transmitir a mensagem de que o combate à violência doméstica não é apenas uma luta de mulheres, nem contra os homens. Uma estratégia bem conseguida! E bem a propósito, quando se aproxima o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinalado a 25 Novembro.
Não há muito tempo, uma campanha brasileira também veio a centrar-se na consciencialização da violência doméstica, com uma série de fotos simples, em que também homens famosos, entre os quais os atores Cauã Reymond, Gabriel Braga Nunes e Thiago Fragoso, reconhecidos pelo seu alto grau de masculinidade, seguravam cartazes com a mensagem: “homem que é homem não bate em mulher”, dirigindo-se directamente aos homens animalescos que batem e agridem as mulheres. Nunca são demais estas campanhas, que nos alertam a todos e fazem com que o problema seja falado na comunicação social, pois no fundo, elas existem para que muitas mulheres possam ganhar coragem e denunciar os seus casos…

Etiquetas:

Comente este artigo