Pois é! E ainda bem! Chegado o tempo estival quente, é tempo de reflectir sobre quem mais nos visita. E são cada vez mais os turistas que escolhem Portugal como destino, assim como os prémios que distinguem a nossa qualidade. Sabiam, por exemplo, que 37 milhões de turistas passaram pela cidade de Lisboa na última década, a maioria oriundos de Espanha, França e Brasil? As muitas e imensas praias que possuímos, o nosso clima ameno e também a simpatia das populações locais são caraterísticas nossas que ajudam a justificar a preferência de cada vez mais turistas pelo nosso país. Segundo dados facultados pelo Turismo de Portugal, confirma-se a tendência de crescimento nos últimos dez anos, de cerca de 2,5 milhões de pessoas. Contas feitas, em 2004, mais de 5,7 milhões de estrangeiros visitaram o nosso País. Quatro anos depois, o número chegou aos 7,1 milhões, um crescimento que, segundo a Associação de Hotelaria de Portugal, se vai manter (para que tenham uma ideia, o primeiro trimestre deste ano assistiu a um aumento na procura de 1,77%). O Turismo de Portugal apresentou, recentemente, os resultados do primeiro trimestre, sendo que até Março as receitas turísticas já tinham subido 5,9%, para 1.56 mil milhões de euros, face ao primeiro trimestre de 2013, apesar de em 2014 a Páscoa ter ocorrido apenas em Abril. Nada mau! Por sua vez, o número de turistas cresceu 7,1%, para 1,29 milhões, face ao período homólogo, enquanto o de dormidas subiu 5,3%, ou seja para 4,5 milhões. No top 20 dos destinos mais procurados em todo o mundo, do ICCA-International Congress & Convention Association, o nosso país subiu quatro posições, ocupando agora o 13º posto.
O facto de sermos um destino barato, de possuirmos praias “maravilhosamente únicas” ou um Alentejo "obrigatório" e de termos o pastel de nata como um dos melhores doces da Europa são algumas das categorias que nos valeram distinções por parte de diversos órgãos internacionais. Portanto, se por um lado aumenta o número daqueles que nos procuram para férias, por outro, também aumentam as muitas distinções, em diferentes categorias, cujo exemplo mais recente é o de “o melhor País da Europa” (numa eleição feita no concurso "10 Best Readers' Choice", do jornal norte-americano USA Today). "Portugal é menos icónico do que outros países mais conhecidos, mas oferece uma riqueza de oportunidades aos viajantes: vilas charmosas, boa comida, música regional fascinante, atrações culturais, uma bonita costa e até surf de classe mundial", lia-se na publicação. Em Abril deste ano, Portugal foi eleito o melhor País para visitar, pelo segundo ano consecutivo, pela revista Condé Nast Traveler espanhola, uma das principais e mais conceituadas publicações de viagens de Espanha. A eleição foi feita online pelos leitores da revista que escolheram Portugal pela combinação de cultura, gastronomia, “excelentes vinhos”, praias, campos de golfe, história e, principalmente, pelos portugueses, um povo afável, aberto e “muito sincero”. Portugal foi considerado um Destino próximo com uma “impressionante variedade” de paisagens. Esta é a segunda vez que Portugal, enquanto destino turístico, é distinguido por estes Prémios, considerados por muitos como os óscares do setor do Turismo. Nesta 6.ª edição, Portugal concorreu para “Melhor País” com a Espanha, EUA, Itália, México e Suíça. Fabuloso! O nosso país foi também eleito “Melhor Destino de Férias por avião (Europa)”, nos Zoover Awards 2014, galardões que distinguem destinos e atracções turísticas, bem como alojamentos, em mais de 25 países. Os resultados têm por base as avaliações online dos utilizadores do site zoover.com, consultado mais de 150 milhões de vezes, por ano. Portugal obteve uma pontuação total de 9.12 (numa escala de 1 a 10), com especial destaque para as categorias “hospitalidade” (9.23), “acesso por avião” (9.19), “gastronomia” (9.03) e “cultura” (9.16). João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, veio enaltecer que “o Turismo é um desígnio do nosso país e que este reconhecimento enquanto melhor destino de férias por avião na Europa é resultado da excelência na promoção de Portugal, cuja notoriedade tem vindo a consolidar-se, de forma sustentada.” No ano passado, foi também noticiado que Portugal já tinha conquistado três vezes mais prémios do que em 2012. Nos primeiros nove meses de 2013, o país somava cerca de 50 distinções, comparativamente com os 15 prémios arrecadados no ano anterior. O turismo em Portugal conquistou em 2013 mais do triplo dos prémios que em 2012, distinções que, sem dúvida, animam o setor do Turismo. Entre as entidades que nos atribuíram galardões, constam jornais como o "The Guardian, New York Times e El Pais/Lonely Planet (editora), televisões como a norte-americana CNN, revistas como a Forbes", blogues conceituados como o "Huffington Post", empresas e associações internacionais de turismo, sites e imprensa especializada no sector. De acordo com Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo: “A quantidade de prémios e menções que temos recebido este ano, por variadíssimos e prestigiados meios de comunicação social ou influentes páginas web, demonstram que estamos hoje muito melhor posicionados no online, nas redes sociais e nos meios de comunicação, onde milhões de turistas fazem hoje as suas decisões.” Quanto ao futuro do sector, o Turismo de Portugal (TdP), por seu turno, informou que tem cerca de cinco milhões de euros para promover o destino ao longo de 2014. A estratégia, que inclui mais de 400 campanhas exclusivamente online e feitas à medida de 13 mercados-alvo e 11 idiomas (Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suécia e Estados Unidos), passou a centrar-se no marketing digital e não institucional, por consider mais eficaz na promoção de um destino turístico do que as tradicionais campanhas institucionais offline. Agora, é possível acompanhar os consumidores de turismo nas várias fases do ciclo de decisão: na fase do "sonho" em que o objetivo é estimular a vinda a Portugal, através de conteúdo motivacional; na fase do "planeamento", canalizando o visitante para o portal VisitPortugal; e nas fases de experiência em que se incentiva a recolha e partilha de testemunhos sobre o destino. Touché! É bom saber que estamos no bom caminho, uma vez que o Turismo é um sector estratégico para a economia nacional, devido às receitas directas e indirectas que gera, que por sua vez contribui com cerca de 46 por cento das exportações dos serviços, e mais de 14% das exportações totais e 10% do PIB. É pois, estratégico a vários níveis: para o emprego (8%), para a requalificação profissional, bem como para a protecção do meio ambiente e valorização do património cultural, sendo deste modo um forte potenciador de crescimento económico e de desenvolvimento social. Portanto, o impacto do turismo, em termos de economia nacional é, sem dúvida, incontornável e transversal a vários sectores, geradores de emprego e riqueza.

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