Eis-me voltado de férias! E com um tema bem apropriado, de que muito se fala: o Ice Bucket Challenge, também conhecido na América como ALS Ice Bucket Challenge. Ora, este "Desafio do Balde de Gelo" é uma original acção que envolve deitar um balde de água gelada na cabeça de alguém para alertar e promover a conscientização sobre a praticamente desconhecida doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e incentivar as doações para a sua pesquisa. Em muito pouco tempo tornou-se viral em meios sociais durante Julho e Agosto de 2014. Nas últimas semanas, fomos inundados (literalmente) por vídeos do Desafio do Balde de Gelo. O divertido desafio convida os participantes a serem filmados enquanto um balde de água gelada é derramada sobre as suas cabeças e, em seguida, nomeiam outros a fazerem o mesmo. A estipulação comum é a de que os participantes nomeados têm apenas 24 horas para cumprir a tarefa ou então, caso não consigam, fazerem uma doação financeira de caridade à organização ALS, na América ou APELA, caso seja feita em Portugal.
A campanha começou nos E.U.A. e rapidamente alastrou-se pelo mundo, em especial em Portugal, onde um grande número de personalidades conhecidas aderiram ao desafio. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi desafiado por Ethel Kennedy, por Justin Bieber, entre outros, mas recusou-se a fazê-lo, optando por contribuir para a campanha com uma doação de US $100. O ex-presidente George W. Bush completou o desafio e nomeou o também ex-presidente Bill Clinton. O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, foi igualmente desafiado, mas também diminuiu em prol de uma doação. Sarah Jessica Parker, Bill Gates, Anna Wintour, Oprah, Mark Zuckerberg Gisele Büdchen, Gwineth Paltrow, Kylie Minogue, Lady Gaga, Shakira e Gerard Piqué, entre outros, aderiram de imediato. Várias personagens ficcionais também assumiram o desafio, incluindo o sapo Cocas e Homer Simpson. Eu aderi e fui um dos primeiros impulsionadores no nosso país. Porque acreditei logo no seu propósito! Desafiei Cláudia Jacques, Pedro Reis e Rita Frazão. Desde então, a iniciativa já se alastrou entre cantores, desportistas, empresários e muitos nomes conhecidos a despejar um balde de água com gelo por cima da cabeça: Luis de Matos, José Alberto Carvalho, Maria João Bastos, a apresentadora Fátima Lopes, entre outros. No Brasil, até a célebre personagem da Turma da Mônica que detesta água, Cascão, foi desafiada por diversos fãs para participar. Ele acabou por entrar na brincadeira, mas sem perder a sua tradição de fugir da água...
Mas a grande questão para muitos era sobre a real proposta do desafio e de como o mesmo foi sendo deturpado, tornando-se numa grande brincadeira. E altamente criticada, por se tratar de um mero desperdício da água. Nada mais errado! Ora, o que é um simples balde de água, que serve para despertar consciências e alertar para uma doença que tem vivido na "penumbra", comparado com a água que todos gastamos a mais, constante e diariamente, sem termos consciência disso? Por exemplo, nos banhos caseiros, muitas vezes demorados, no lavar de loiça com água sempre a correr ou na rega pública de jardins sem critério, em que os dispersores de água disparam para todos os lados sem ser para a terra... Enfim! Agora, tenham noção de que esta grande “brincadeira” foi a responsável por mostrar ao mundo informações sobre uma doença até então muito pouco conhecida e difundida. Uma doença degenerativa e sem cura… A vida é muito dura para aqueles que sofrem da doença. Por isso, eu defendo que o “Desafio do Balde de Gelo” é muito bom, pois mesmo que ele venha a gerar animosidades e “anticorpos”, só por isso já significaria que tinha atingido o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença. Por isso, antes de dizer que a campanha se tornou algo sem propósito, tenham a certeza de que na vossa “timeline” do Facebook e afins, estão a aparecer pessoas a despejarem água sobre si que, de uma forma ou outra, estão a dar visibilidade à doença, e consequentemente, a aumentar os recursos para a pesquisa de remédios e tratamentos específicos da ELA. Mas graças ao “Desafio do Balde de Gelo”, nada levada a sério por muitos, a APELA - Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica já arrecadou 120.000 euros. Tudo dinheiro conseguido com a campanha de banhos gelados que se tornou viral. A APELA disse, na sua página do Facebook, que “recebemos até ao momento cerca de 120.000€ em donativos, bem como novas inscrições de sócios e ajuda voluntária em diversas áreas. Graças à vossa generosidade, Portugal está agora mais consciente da doença Esclerose Lateral Amiotrófica e os doentes com ELA terão o apoio merecido. O nosso profundo agradecimento a todos os que até agora aderiram a esta corrente solidária!” Portanto, se ainda não participou, nem com balde, nem com donativo, pode ainda fazê-lo. A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica continua a apelar à adesão do público em geral à campanha Balde de Água Gelada, para angariação de fundos para apoio aos doentes portugueses. E podem apoiar aqui: NIB para donativos: 0007.0369.00030460006.16 IBAN: PT50 0007 0369 0003 0460 0061 6 SWIFT/BIC: BESCPTPL Mais info em www.apela.pt Se quiserem ver a minha participação, podem ir ao YouTube: http://youtu.be/WmrEah9J7hk?list=UUotLjFHmH3cfHjpiOTAupKg

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