Lembram-se de "Do They Know It's Christmas?" Pois é, mais uma vez e numa nova versão, esta canção está de volta. Originalmente, foi gravado em 25 de Novembro de 1984 e lançado no Reino Unido a 15 de Dezembro, chegando ao primeiro lugar dos tops. Em 1989, uma nova formação foi reunida por causa de uma outra onda de fome na Etiópia. Esta Band Aid II, como se veio a chamar, regravou a "Do They Know It's Christmas?", e a canção foi novamente colocada na primeira posição dos tops britânicos. Depois, em 2004, outra formação, chamada Band Aid 20, gravou, mais uma vez, o tema, desta vez para o 20º aniversário do projeto. Apesar de terem regravado a mesma canção, foi decidido mudar um pouco o estilo musical. Mais uma vez, foi um sucesso, alcançando o topo das listas musicais em 5 de Dezembro de 2004. E agora ressurge, com nova letra, para angariar fundos na luta contra a epidemia do ébola.

Mas tudo começou em 1984… "Do They Know It's Christmas" foi um single gravado por vários artistas para uma campanha de Natal beneficente da África, mais concretamente, o flagelo da fome na Etiópia. O tema original foi gravado num único dia, a 25 de novembro de 1984. Lançado em Inglaterra a 15 de Dezembro, logo chegou ao primeiro lugar. De entre os artistas presentes na altura estavam: Adam Clayton (U2), Queen, Phil Collins, Bob Geldof, os Spandau Ballet, Chris Cross (Ultravox), os Duran Duran, Paul Young, Glenn Gregory (Heaven 17), as Bananarama, Jody Watley, Bono Vox (U2), Paul Weller (The Style Council), George Michael, Midge Ure, Dennis J. T. Thomas (Kool & the Gang), Sting, David Bowie, Boy George e Jon Moss (dos Culture Club), Holly Johnson (Frankie Goes to Hollywood), Paul McCartney, os Big Country, entre outros.

Anos mais tarde, com a produção de Stock Aitken Waterman, o "Do They Know It's Christmas?" foi regravado. Estávamos em Novembro de 1989 e vários artistas aderiram ao apelo, tais como Bananarama, Kylie Minogue, Big Fun, os Bros, Cathy Dennis, Jason Donovan, Kevin Godley, Glen Goldsmith, Rolf Harris, The Pasadenas, Marti Pellow, Chris Rea, Cliff Richard, Jimmy Somerville, Sonia, Lisa Stansfield, Technotronic, entre outros. O single foi lançado a 1 de Dezembro de 1989 e chegou ao primeiro lugar no Reino Unido, tendo vendido 500,000 cópias e tornando-se no 9º single mais vendido do ano, superando até mesmo “Like a Prayer”, de Madonna.

Eis que surge a versão Band Aid 20, para assinalar os 20 anos do projecto. "Do They Know It's Christmas?" foi regravado novamente, em Novembro de 2004, por vários artistas como Bono Vox, Dido, Joss Stone, Sugababes, Snow Patrol, Daniel Bedingfield, Natasha Bedingfield, Chris Martin (dos Coldplay), Dizzee Rascal, Skye Edwards (dos Morcheeba), Estelle, Danny Goffey (dos Supergrass), Fran Healy (dos Travis), Jamelia, os Keane, Beverley Knight, Lemar, Thom Yorke, Shaznay Lewis, Paul McCartney, Katie Melua, Roisin Murphy, os Feeder, Robbie Williams e Will Young, entre outros. Esta nova versão do single foi tocada, pela primeira vez, no programa "The Chris Moyles Show (na BBC Radio 1) e na rádio Capital, às 8h, no dia 16 de Novembro de 2004. O vídeo foi para o ar no Reino Unido simultaneamente em vários canais, incluindo os cinco canais mais assistidos, em 18 de Novembro de 2004, com uma introdução por Madonna. A canção foi oficialmente lançada a 29 de Novembro de 2004, e alcançou, novamente, o primeiro lugar, chegando a vender 200,000 cópias e arrecadando dinheiro para combater a fome na região sudanesa de África.

E agora, uma nova versão do Natal solidário “Do They Know It’s Christmas?” foi revelada. Desta feita, Bob Geldoff juntou mais uma vez uma parada de estrelas, mas com novo objectivo: ajudar a combater o Ébola. São elas: One Direction, Bastille, Elbow, Chris Martin (dos Coldplay), Karl Hyde (dos Underworld), Roger Taylor (dos Queen), Clean Bandit, Olly Murs, Sinead O’Connor, Ellie Goulding, Jessie Ware, Marcus Mumford (dos Mumford & Sons), Ed Sheeran, Angélique Kidjo, Robert Plant (dos Led Zeppelin), Emeli Sandé, Paloma Faith, Sam Smith, Seal, Rita Ora, Bono Vox, Midge Ure e, claro, Bob Geldof. Esta nova versão foi gravada durante o fim-de-semana passado. Esta é a quarta versão do clássico de Natal, original de 1984, e foi gravada e lançada no espaço de 36 horas. Há 30 anos, a canção pretendeu angariar verbas para lutar contra a fome na Etiópia. Desta vez, a missão é auxiliar no combate ao Ébola, a afectar vários outros países de África.

A letra teve algumas alterações em relação à original para se adaptar à nova missão da canção, já à venda no iTunes. Alguns versos da letra foram alterados para refletir a crise na África Ocidental: "Where a kiss of love can kill you and there's death in every tear" substitui "where the only water flowing is the bitter sting of tears"; "no peace and joy this Christmas in west Africa/the only hope they'll have is being alive" substitui "there won't be snow in Africa".
"Não interessa, verdadeiramente, se não se gosta desta canção", disse Geldof, "também não interessa se não se gosta dos artistas, não interessa se se revelar uma gravação péssima - o que têm de fazer é comprar para ajudar". Para além da compra do single, físico ou via iTunes (a canção pode ser comprada nas lojas digitais por 1,29 Euros), há outras formas de colaborar. Por exemplo, cada visualização do vídeo no You Tube gera dinheiro para a causa e todas as receitas vão, integralmente, para a luta contra a epidemia de ébola.

Aqui fica o link do vídeo: http://youtu.be/i1jeiC-JEsI

Etiquetas:

Comente este artigo