E como grande fã de banda-desenhada que sou, não poderia faltar a mais uma edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Esta edição assinala 25 anos deste importante certame, único no panorama nacional. O AmadoraBD está a decorrer de 24 de Outubro a 9 de Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa e, perante o 25º. aniversário, a exposição central foca a banda-desenhada contemporânea, as temáticas, as formas de difusão, os suportes e a relação entre autor e leitor. A par desta exposição central que celebra esta data marcante, esta edição faz também uma reflexão sobre a actualidade do Universo da BD, abordando a revolução que o sector tem sofrido com a introdução das novas tecnologias intitulada "Galáxia XXI", comissariada por Sara Figueiredo Costa e Luís Salvado, e com obras de autores portugueses e estrangeiros. O AmadoraBD associou-se, ainda, a outras duas efemérides: os 75 anos de Batman, personagem criada pela editora DC Comics (e qual conto dar destaque no meu blog), e os 50 anos da Mafalda, do autor argentino Quino, e de que aqui já dei conta.

O cartaz deste ano é assinado por Joana Afonso, autora que tem patente uma exposição individual, por ter sido premiada em 2013 com o seu álbum "O Baile", escrito por Nuno Duarte. Além de Joana Afonso, podemos encontrar outras pequenas exposições, tais como a dedicada ao argumentista Nuno Duarte e ao álbum "O Baile", a Osvaldo Medina, a Henrique Monteiro e, ainda, à personagem Surfista Prateado, da Marvel, pelo álbum "Parábola", de Moebius, John Buscema e Stan Lee.

Volto a frisar que vale sempre a pena vir, anualmente, até ao Amadora BD. E lá ui, com o meu grande amigo, José Luís Alves. Porque o que nos motiva são sempre as inesperadas novidades apresentadas, pela diversidade de exposições e retrospectivas, mas também pela criatividade demonstrada nos diversos espaços expositivos. Porque conseguem transpor ideias principais das pranchas de banda-desenhada para um universo 3D, sempre com algum cuidado nos materiais, mas com muita imaginação, proporcionando-nos atmosferas concordantes com as temáticas apresentadas. Um must!

Fora do Fórum Luís de Camões, mas ainda na Amadora, é ainda possível ver, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, a exposição "A Arte e o Ofício da BD", de José Ruy, que está a comemorar, este ano, 70 anos de carreira, o "AmadoraCartoon Restrospetivando Humores", exposição de homenagem aos cartoonistas António (Portugal), Xaquín Marín (Galiza/Espanha) e Yuriy Pogorelov (Ucrânia), na Galeria Municipal Artur Bual - Casa Aprígio Gomes; a exposição em homenagem a Carlos Baptista Mendes, vencedor do Troféu de Honra 2014 nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2104, "Portugueses na Grande Guerra", na Galeria dos Paços do Concelho, e "Blanca Rosita Barcelona", de Miguel Gallardo, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Todas estas exposições são de entrada gratuita.

Portanto, são muitos os motivos que nos fazem rumar à Amadora e há ainda muito para ver até Domingo no AmadoraBD 2014. Até ao final, são várias as atividades que o Festival ainda tem para oferecer. Os 4.000 metros quadrados de área expositiva que acolhem a 25.ª Edição do maior festival de Banda Desenhada do país, e um dos mais respeitados eventos internacionais do género, merecem a vossa visita! Não percam esta homenagem anual à Nona Arte e seus criadores, que culmina neste domingo, 9 de Novembro.

Mais informações em www.cm-amadora.pt/amadorabd/2014/

Etiquetas:

Comente este artigo