Eis chegado mais um Natal... O Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão, comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado só no dia 7 de janeiro). Esta data é o epicentro das festas de final do ano.

Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de Inverno (natalis invicti Solis),a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica, no século III, para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e, então, passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. Mas embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares.

Os costumes populares modernos típicos desta festividade incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalicias, festas de igreja, doçaria especial (como o Bolo Rei e as filhoses) e a exibição de decorações diferentes (incluindo as árvores de Natal, as luzinhas e guirlandas, o visco, presépios, etc.). Além disso, o Pai Natal surge como uma figura mitológica popular em muitos países, associada aos presentes para crianças.

Mas... E se no Natal as crianças recebessem mais valores e menos prendas? Os brinquedos ainda fazem parte do Natal dos mais pequenos, mas acho que deviam de haver pais que equilibrassem mais os presentes materiais com princípios morais. Fica a reflexão...

Desta forma, o blog e o seu autor desejam a todos os seus leitores e seguidores, um Santo Natal e um próspero Ano Novo!

Etiquetas:

Comente este artigo