Um dos filmes ícones da década de 80, “Ghostbusters” (ou “Os Caça-Fantasmas”), realizado por Ivan Reitman, está a comemorar 30 anos de existência. Lançado em Junho de 1984, nos E.U.A. e em Dezembro do mesmo ano em Portugal, tratava-se de um filme de comédia, que mostrava um mundo dominado por fantasmas e fenómenos paranormais e uma equipa que sempre era contratada para resolver os "problemas" sobrenaturais pela cidade de Nova Iorque.

Esta troupe era formada por Egon Spengler, um génio da Ciência (Harold Ramis), Peter Venkman, o tipo agradável, de boa conversa mas às vezes, um charlatão de primeira(Bill Murray) e Raymond Stantz, um profundo conhecedor do paranormal (Dan Aykroyd). Com o tempo, o volume de chamados para resolverem os casos fantasmagóricos na cidade era tão grande, que acabaram por contratar um quarto membro para a equipa, Winston Zeddemore (Ernie Hudson) e a secretária trapalhona, Janine Melnitz (Annie Potts). Sem esquecer o “lunático” Louis Tully (Rick Moranis) e a sexy e misteriosa personagem Dana Barrett (Sigourney Weaver).

Grande sucesso de crítica, “Ghostbusters” foi a segunda maior bilheteira do ano de 84 (mais do que o segundo Indiana Jones), arrecadando cerca de 291 milhões de dólares, e teve seu auge com a sequela “Ghostbusters 2”, em 1985, e é considerado o maior sucesso dos filmes de comédia dos anos 80. Foram lançadas também duas versões em desenhos animados na altura: "The Real Ghostbusters" (exibido nos anos 80) e "Extreme Ghostbusters". Ambos tinham o fantasma "Slimer" como amigo e membro da equipa.

Em 2000, os leitores da revista “Total Film” elegeram “Ghostbusters” como o 44° melhor filme de comédia de todos os tempos. O American Film Institute classificou-o como o 28° na lista das 100 melhores comédias de todos os tempos (numa lista chamada "AFI's 100 Years… 100 Laughs"). Em 2005, o IGN (Imagine Games Network) elegeu “Ghostbusters” como a melhor comédia de todos os tempos e em 2006, o canal de televisão norte-americano “Bravo” colocou o filme na 76ª posição entre os 100 Filmes mais Divertidos.

Neste ano, em comemoração dos 30 anos do filme e de sua banda-sonora interpretada por Ray Parker Jr., foi lançada uma edição especial em vinil com a canção "Ghostbusters", que teve como conteúdo a versão original, uma versão instrumental e uma versão dance remix. O mais interessante é que este vinil de 10 polegadas brilha no escuro. Foram lançadas apenas 1.000 cópias, o que o confere como artigo de coleção. Também foi reunido o elenco original de “Ghostbusters”, ao posarem juntos para a edição da revista “Entertainment Weekly”, abrindo os ânimos para um terceiro filme… Mas na prática, o reencontro deu-se apenas para ilustrar uma edição especial com outros elencos que marcaram época. Foi também lançada uma versão em Lego. E, claro, foi editada uma edição especial em DVD e Blu Ray, contendo os dois filmes. Uma boa sugestão, para recordar nesta época…
Mais informações em http://www.ghostbusters.com

Etiquetas:

Comente este artigo