Primeiro, foi a vez do “metrossexual”, do qual o jogador David Beckham ficou consagrado como o exemplo mais que perfeito. No metrossexual tudo era fashion, hype, tendência, marca. Ele gostava de tudo que era moderno, pós-moderno ou hiper moderno. Mas, segundo algumas mulheres, deixava algo a desejar, pois confundiam-se muito com tipologias do universo gay. Vai daí, elas acabaram por inventar um novo “príncipe encantado”: o “übersexual”. Ele era quase perfeito, o último estágio da evolução dos tipos masculinos. Daí a palavra alemã über, que significa “topo”, “acima” ou, como dizem as mulheres, “tudo de bom”. Bem cuidado, sensível, fiel aos seus princípios e às companheiras, ele era um homem sofisticado e amoroso, que muita gente chegava a duvidar que existisse. Do lado oposto ao über, está o chamado “retrossexual”, que é a reação da ala masculina mais “conservadora” às figuras do “metrossexual” e do “überssexual”. Para estes, aqueles são protótipos de um “complot” mundial para uma total feminização do homem.

De facto, e ao contrário do universo feminino, a moda masculina raramente sofre grandes mudanças. Mas ultimamente, têm vindo a ser lançadas muitas tendências, com denominações sempre terminadas em “sexual”. Por isso, os “cool hunters” andam, a todo momento, de antenas no ar para descobrir um novo comportamento no universo dos homens… E “bingo”, eis que surge mais um. Depois dos "metrossexuais" - homens excessivamente preocupados com o corpo e aparência física, e também os "hipster" – um movimento de subculturas que coexiste com a cultura “mainstream”, agora o mercado, que aponta para o movimento dos "barbudos", deu origem aos “lumbersexuais”.

O “lumbersexual” é um termo que surgiu recentemente nos E.U.A. e na Europa, para definir homens que têm um estilo algo parecido com a imagem do clássico lenhador do cinema de Hollywood (o termo "lumberjack" significa lenhador). Assim, o "lumbersexual" é considerado um homem "descuidado", que não se importa com a barba, roupa ou cabelos. Portanto, surge como o oposto dos “metrossexuais” e não como uma sua evolução. Mas atenção, um não anula completamente o outro, pois um homem pode muito bem ser os dois… Contudo, é um termo que evolui directamente do "retrossexual", utilizado para definir um homem com pouco sentido estético, que não gasta nem tempo, nem dinheiro a cuidar da aparência e do seu estilo. O "retrossexual" na sua essência, possui uma aparência rude, com toques primitivos, além de um sorriso angelical. Ele sente-se orgulhoso de não ir ao ginásio e de não utilizar cremes cosméticos, nem loção pós-barba. E sua curiosidade pelas últimas tendências da moda é quase nula.

Mas o “lumbersexual” é mesmo o estilo do momento e inspira-se na imagem dos lenhadores, ou seja, um ar mais masculino e menos cuidado. A grande imagem de marca do verdadeiro “lumbersexual” é a sua barba. Esta deve ser de três dias ou longa e recheada. O cabelo tem de estar pouco penteado. Também têm uma maneira muito própria de se vestir, optando o estilo lenhador, com camisas de flanela aos quadrados, casacos e calças largas, gorro de malha e botas de trabalho tipo Timberland. A rematar, uma mochila às costas. Esta nova moda nos homens está a fazer grande sucesso entre as mulheres... O melhor exemplo de “lumbersexual” que podemos ter é o Opie, personagem da série “Sons of Anarchy” interpretado pelo Ryan Hurst, que vive a personagem Harry 'Opie' Winston que trabalhou como lenhador por um tempo. Por aqui, pode-se considerar como representantes desta nova tendência os atores brasileiros Bruno Gagliasso e Cauã Reymond, os americanos Ryan Gosling, Joe Manganiello e Jake Gyllenhaal e, ainda, o escocês Gerard Butler.

O aspecto rústico estende-se ao comportamento. A preocupação extrema dos “metrossexuais” com o visual sai de cena e dá lugar a homens mais descontraídos, que não se preocupam em manter um visual tão certinho. O jornal britânico “The Guardian” diz que esta poderá ser uma evolução do estilo hipster – alternativo, agora mais maduro, e com uma maior necessidade de afirmação e de fazer a diferença. Até porque, em linhas gerais, muitas das características desta “tribo” social são as mesmas, assim como os locais de encontro e os hábitos culturais. A reportagem do mesmo jornal aponta ainda a ideia de que este novo estilo significa voltar à mais básica definição de homem viril. O principal objetivo é esquecer e renegar a artificialidade, romper com o que existia e ser rebelde, no fundo a definição de moda. Se, por um lado, se acreditava que os “metrossexuais” cultivavam mais o exterior que o interior com todos os cremes, depilações e barbas perfeitamente feitas, agora pensa-se que os “lumbersexuais” são "menos artificiais, mais humildes e supõe-se que tenham mais contacto com a natureza, com a realidade".

Por conseguinte e acima de tudo, o “lumbersexual” tem um ar descontraído, meio negligé e mais masculino. É a nova moda dos homens urbanos. Na imprensa, nos blogues, nas redes sociais, o “lumbersexual” já está em todas. Esta comunidade internacional tem conta no Instagram, com mais de 6700 seguidores e 250 fotos colocadas, no Twitter, com cerca de 300 seguidores e também uma comunidade aberta no Facebook, que já leva mais de 3000 gostos, a que se junta um blogue - http://lumbersexual.blogspot.pt. Todos com um mesmo objetivo: divulgar imagens do estilo. E após tantas tendências, a pergunta surge no ar: que novo homem se segue?


Etiquetas:

Comente este artigo