Com o ano quase a acabar e com os nossos olhares já postos em 2015, é altura de fazer balanços. E eu vou-me debruçar sobre as palavras que mais enriqueceram o léxico do ano de 2014.

Sim, muitas foram as expressões que passaram a estar na moda ou que mais nos marcaram, pelo seu excesso de uso, tais como: ébola, fatura, legionela, corrupção, jihadista, etc. Mas a que mais foi usada e que entrou nos nossos hábitos foi, sem dúvida nenhuma, a “selfie”.

Uma selfie é, em bom português, uma fotografia de auto-retrato captada por uma câmara. Na essência, selfie advém da junção do substantivo self (em inglês "eu", "a própria pessoa") e do sufixo ie - ou selfy. Normalmente, é tomada com uma câmara digital de mão ou com um telemóvel com câmara incorporada. Frequentemente associadas às redes sociais, as selfies são, muitas vezes, casuais, normalmente tomadas com uma câmara bem segura até ao comprimento do braço ou, então, com a ajuda de um espelho, e normalmente incluem apenas o fotógrafo ou o número de pessoas que possam estar em segundo plano. Neste último caso, as selfies que envolvem várias pessoas são conhecidas como "selfies de grupo". É muito popular, sobretudo em populações jovens.

Os principais sites de redes sociais em que podemos encontrar grandes selfies são Tumblr, Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Google +, etc. Portanto, se as redes sociais têm ajudado a popularizar a expressão, foi na noite dos Oscar 2014 que a selfie de grupo, conduzida pela apresentadora Ellen DeGeneres (com mais de 2,7 milhões de partilhas, chegando a colapsar o Twitter por alguns minutos), veio tornar o termo (e a prática) mais popular do que nunca.

E vocês, já fizeram a vossa selfie de hoje? Tenham todos um excelente 2015!!!

Etiquetas:

Comente este artigo