A noite de ontem foi marcada pela 72ª edição dos Globos de Ouro. Como acontece anualmente, foi mais uma noite com muito glamour na passadeira vermelha e de momentos inesquecíveis ocorridos em palco, nomeadamente uma pseudo-selfie (depois da selfie tirada nos últimos Óscares, a produção dos Globos de Ouro tentou repetir a proeza mas de forma um pouco forçada) e a defesa da liberdade de expressão (ninguém ficou indiferente ao atentado em Paris e várias foram as celebridades que se manifestaram relativamente à liberdade de expressão). Na red carpet, destaque para a inusitada presença do travesti barbudo Conchita Wurst (ou o cantor austríaco em drag queen, Thomas "Tom" Neuwirth), que envergou um longo vestido de veludo verde.

"Boyhood" foi o grande vencedor nas categorias de cinema, ao arrecadar três prémios na 72.ª gala, em que "Birdman" e "The Theory of Everything" ("A Teoria de Tudo") conseguiram dois galardões, respectivamente. A gala decorreu no hotel Beverly Hilton, de Los Angeles, E.U.A., e contou, entre os vários apresentadores, com as latinas Salma Hayek e Jennifer López, e com Lupita Nyong'o, Meryl Streep, Harrison Ford e Matthew McConaughey, entre muitos outros… Como sabem, os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão americanos, atribuídos pela associação de imprensa estrangeira de Hollywood, são vistos como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados já na próxima quinta-feira.

Mas, de facto, "Boyhood" foi mesmo o vencedor maior. O prémio de Melhor Realizador foi para Richard Linklater, pelo filme “Boyhood: Momentos de uma vida”, que estava nomeado em cinco categorias. Linklater destronou, para além do realizador mexicano Alejandro González Iñárritu (“Birdman”), outro favorito, os realizadores Wes Anderson ("Grand Budapest Hotel"), Ava Duvernay" ("Selma"), e David Fincher ("Em parte incerta"). A somar ao prémio de Melhor Realizador, "Boyhood" venceu também nas categorias de Melhor Filme e Melhor Actriz Secundária (Patricia Arquette).

Eddie Redmayne levou o prémio de Melhor Actor de Drama em "The Theory of Everything (A Teoria de Tudo), enquanto Julianne Moore obteve o de Melhor Actriz de Drama em "Still Alice" (O Meu Nome é Alice), pelo desempenho do papel de uma mulher com a doença de Alzheimer. Michael Keaton recebeu o prémio de Melhor Actor de Comédia ou Musical pelo papel no filme "Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância)”, que estava nomeado em sete categorias. Por seu turno, Amy Adams foi distinguida como Melhor Actriz de Comédia, por "Big Eyes". "The Affair", "Fargo" e "Transparent", com dois galardões cada um, repartiram a glória nas categorias de TV desta 72.ª edição dos Golden Globes. "The Affair" conseguiu, na reta final da cerimónia, os galardões de Melhor Série Dramática e o de Melhor Actriz para Ruth Wilson.

George Clooney, homenageado com o prémio Cecil B. DeMille, foi uma das estrelas presentes que levou a mensagem "Je suis Charlie" para a cerimónia, em solidariedade com as vítimas dos ataques na semana passada, em Paris. "Os milhões de pessoas que se manifestaram em Paris e em todo o mundo, incluindo cristãos, judeus e muçulmanos, não o fizeram em protesto. Manifestaram-se em apoio à ideia de que não vamos caminhar com medo. Não o teremos", disse Clooney. O actor Jared Leto, que apresentou um dos galardões da noite, foi outro dos presentes que levou a frase "Je suis Charlie" ao palco. Ainda neste contexto, a audiência aplaudiu de pé o presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Theo Kingma, que defendeu a unidade contra todos os que atentam contra a liberdade de imprensa em qualquer parte do mundo, "desde a Coreia do Norte a Paris".

A cerimónia foi hábil e divertidamente conduzida pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler, que proporcionaram um momento de humor sobre o ataque informático à Sony Pictures, realizado com o objetivo de impedir a estreia do filme "The Interview", uma sátira sobre um plano para matar o líder da Coreia do Norte. "Hoje celebramos todos os filmes e programas de televisão aprovados pela Coreia do Norte", ironizou a dupla.

Fiquem, então, com a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite de ontem, em L.A.:

Cinema:

Melhor Drama: "Boyhood"

Melhor Comédia/Musical: "Grand Budapest Hotel"

Melhor Realizador: Richard Linklater, "Boyhood"

Melhor Actor de Drama: Eddie Redmayne, "The Theory of Everything" ("A Teoria de Tudo"

Melhor Actriz de Drama: Julianne Moore, "Still Alice" ("O meu nome é Alice"

Melhor Actor de Comédia/Musical: Michael Keaton, "Birdman"

Melhor Actriz de Comédia/Musical: Amy Adams, "Big Eyes"

Melhor Actor Secundário: J.K. Simmons, "Whiplash"

Melhor Actriz Secundária: Patricia Arquette, "Boyhood"

Melhor Filme Estrangeiro: "Leviathan" (Rússia)

Melhor Filme de Animação: "How to Train Your Dragon 2"

Melhor Argumento: "Birdman"

Melhor Banda Sonora: "The Theory of Everything" ("A Teoria de Tudo")

Melhor Música Original: "Selma"


Televisão:

Melhor Série Dramática: "The Affair"

Melhor Actor de Drama: Kevin Spacey, "House of Cards"

Melhor Actriz de Drama: Ruth Wilson, "The Affair"

Melhor Série de Comédia: "Transparent" (Amazon)

Melhor Actor de Comédia ou Musical: Jeffrey Tambor, "Transparent"

Melhor Actriz de Comédia ou Musical: Gina Rodríguez, "Jane The Virgin"

Melhor Minissérie/Telefilme: "Fargo" (FX)

Melhor Actor de Série/Minissérie/Telefilme: Billy Bob Thornton, "Fargo"

Melhor Actriz de Série/Minissérie/Telefilme: Maggie Gyllenhaal, "The Honorable Woman"

Melhor Actor Secundário de Série/Minissérie/Telefilme: Matt Bomer, "The Normal Heart"

Melhor Actriz Secundária de Série/Minissérie/Telefilme: Joanne Froggatt, "Downton Abbey")


Prémio Carreira Cecil B. DeMille: George Clooney


Mais info em: www.goldenglobes.com

Etiquetas:

Comente este artigo