Acho que nunca falei de novelas no meu blog… Já falei de séries, de cinema, muito, mas de novelas, nada. Pois bem, e o que me faz falar de uma novela agora? O facto de ser diferente de muitas outras, é certo, mas também por ser da autoria de um amigo meu, o talentoso Rui Vilhena. “Boogie Oogie” é a telenovela brasileira em questão, produzida pela Rede Globo e exibida no nosso país no canal por cabo Globo Internacional, no horário das 20 horas desde 19 de Janeiro de 2015.

Escrita por Rui Vilhena, com supervisão de texto de Aguinaldo Silva e com a colaboração de uma vasta equipa, esta novela conta com Ísis Valverde, Marco Pigossi, Bianca Bin, Deborah Secco, Fabrício Boliveira, Heloísa Périssé, Daniel Dantas, Caco Ciocler, Fabíula Nascimento, Guilherme Fontes, Letícia Spiller, Betty Faria, Francisco Cuoco, Alessandra Negrini, Marco Ricca e Giulia Gam nos principais papéis.

A história gira em torno de Sandra (Ísis Valverde) e Vitória (Bianca Bin) que, quando nasceram, a 18 de Fevereiro de 1956, foram trocadas na maternidade por Suzana (Alessandra Negrini), que mantinha um relacionamento extraconjugal com o empresário Fernando (Marco Ricca), que a fez sentir desprezada e ultrapassada e, por isso, procurava vingança pela rejeição do mesmo. Sandra, filha biológica de Fernando e Carlota (Giulia Gam), acaba por viver com os seus falsos pais, os humildes Elísio (Daniel Dantas) e Beatriz (Heloísa Périssé), enquanto que Vitória é criada rodeada de luxo e riqueza por Fernando e Carlota. O destino de ambas cruza-se quando, no dia do casamento de Sandra com o seu noivo, Alex (Fernando Belo), este se sacrifica para salvar Rafael (Marco Pigossi), namorado de Vitória. Após a morte do seu noivo, Sandra começa a sentir ódio de Rafael e culpá-lo pela sua infelicidade. Só que, ironicamente, é nos braços dele que Sandra irá encontrar conforto para sua dor, vindo a disputá-lo com Vitória, que acaba por se tornar sua rival. Confuso? E isto é só a ponta do iceberg… 20 anos depois, já nos anos 70, a amante do empresário regressa e resolve contar o segredo, causando uma grande reviravolta na vida dos protagonistas. Os erros do passado terão consequências devastadoras no presente e as vidas de Sandra e Vitória vão mudar drasticamente. O suspense, recorrente nos enredos de Rui Vilhena, está sempre presente nesta novela, particularmente através do segredo de Carlota, que está diretamente ligado a uns assassinatos… E mais não conto!

O autor moçambiquense Rui Vilhena já estava na calha para escrever a sua primeira telenovela para a Rede Globo desde 2012. Inicialmente prevista para estrear a 11 de Agosto de 2014 no Brasil, “Boogie Oogie” foi antecipada uma semana. E estreou com grande sucesso! Um dos fatores que fizeram o autor escolher o ano de 1978 para ambientar a história, foi o facto de não haver telemóveis e internet, o que dificultaria contar uma intriga que envolve a troca de dois bebés… Numa época em que não havia rapidez de informação, certamente afecta a forma como a história é contada. A novela segue a linha clássica dos grandes folhetins, apesar de ter uma estrutura mais actual. Como revelou Rui Vilhena numa entrevista, “Boogie Oogie” é altamente viciante… E eu comprovo e sublinho! É mesmo!

Engraçado reflectir que havendo inúmeras novelas de época na Globo, é a primeira vez que uma vem retomar um período tão recente. Todas as outras vão para um passado mais remoto… Rui afirma que queria fazer algo diferente. Os anos 70 foram muito ricos e a sua influência continua até hoje, na música, na moda… Rui percebera que, até então, não tinha havido ainda uma novela que se passasse nessa época. “Dancin’ Days”, por exemplo, foi gravada nos anos 70, não se trata de novela de época, portanto. E a intenção de Rui é a de que quando uma pessoa se sente para ver “Boogie Ooggie” na televisão, ela pense: “OK, a festa vai começar!”. “A novela vai ser uma eterna festa”, defende o autor.

Quanto a Rui Vilhena, antes de "Boogie Oogie", o autor já escreveu várias novelas de sucesso em Portugal, como "Ninguém Como Tu" (2005), "Tempo de Viver" (2006) e "Olhos Nos Olhos" (2008), sem esquecer “Equador”, a série de 26 episódios, baseada na obra homónima de Miguel Sousa Tavares. Em 2011, já tinha colaborado com Aguinaldo Silva na novela "Fina Estampa" e, agora, teve finalmente a sua estreia a solo na prestigiada Rede Globo.

Mas muitos se perguntarão, num país com um público tão exigente, com a cultura das telenovelas e que já viu muitas e boas novelas, como anda o Rui a escrever? Pois bem, a isso, Rui responde e muito bem, numa recente entrevista: “O que o público quer e gosta é de uma boa história. Tanto faz se ele é espanhol, português ou brasileiro. O importante é a maneira como a trama se desenvolve, a forma como os diálogos são escritos. As pessoas querem ser surpreendidas, se emocionarem. É isso que elas vão encontrar em Boogie Oogie”.

Além disso, “Boogie Oggie” tem um elenco de luxo. Um cocktail de talento e beleza: Giulia Gam, Alessandra Negrini, Betty Faria, Bianca Bin, Deborah Secco e Isis Valverde. Reforçado com a nossa "patrícia" Maria João Bastos, que voltou ao Brasil para viver a personagem Diana. Dez anos depois da sua última participação na ficção brasileira, Maria João Bastos está de regresso a Terras de Vera Cruz para fazer de namorada de Paulo, interpretado por Caco Ciocler, vinda da Europa com a expectativa de iniciar uma nova fase do romance com o jornalista e prometendo abalar as esperanças de Beatriz (Heloísa Périssé).

A actriz afirmou recentemente: “Estou muito feliz por, depois de dez anos, voltar a trabalhar na Globo e num projeto de um autor que tanto admiro: Rui Vilhena. Numa novela com uma história envolvente e uma energia contagiante!” E Maria João acescenta: ”O Rui realmente tem uma forma de contar a história, de construir o enredo, o cruzamento das cenas e das personagens, o gancho de uma cena para outra, que é muito interessante. Cria muita expectativa do que vem depois. E para nós, actores, o mais importante é, sem dúvida, o texto. Essa é a nossa primeira ferramenta de trabalho. E quando o texto é bom, o actor está nas nuvens”.

E pronto, os dados estão lançados! Não percam “Boogie Oogie” às 20h, na Globo Internacional. Eu estou, em bom português brasileiro, “grudado”: no ritmo incrível do enredo, no excelente elenco, na maravilhosa música, em tudo!

Etiquetas:

Comente este artigo