Há trinta anos atrás, 45 dos maiores (e mais diversos) nomes na música pop americana reuniram-se no dia 28 de Janeiro, para gravar uma música com um único objetivo: acabar com a fome em África. A canção chamava-se "We Are the World" e super estrelas como Michael Jackson, Tina Turner, Bob Dylan, Diana Ross, Cyndi Lauper, Willie Nelson, Ray Charles, Stevie Wonder, Bruce Springsteen, entre muitos outros, reuniram-se para gravar a faixa numa noite lendária.

A gravação ocorreu na mesma noite dos "American Music Awards". Muitas das estrelas que se juntaram para gravar "We Are the World" estavam nomeados e presentes, horas antes. Cyndi Lauper, Tina Turner e Lionel Richie estavam entre aqueles que foram direto para o estúdio gravra, a seguir aos 12ºs AMAs. Richie tinha apresentado o espectáculo de prémios, e Lauper e Turner tinham ambas realizado performances ao vivo…

Este projecto foi a resposta americana ao "Do They Know It's Christmas?" do grupo Band Aid, do Reino Unido. A ideia, surgida para a criação de um benefício americano para o alívio da fome africana, veio do activista Harry Belafonte que, juntamente com Ken Kragen, foi a força motora em fazer da visão da angariação de fundos uma realidade. Esta dupla concluiu a gravação de "We Are the World" sete semanas após o lançamento do "Do They Know It's Christmas?". A primeira sessão de gravação da canção ocorreu a 21 de Janeiro de 1985. Mas a última e derradeira sessão da gravação da canção foi realizada a 28 de Janeiro de 1985, e esse foi o histórico evento que acabou por reunir alguns dos mais famosos artistas na indústria da música do momento.

O single "We Are the World" vendeu mais de 20 milhões de cópias e ganhou inúmeros galardões, incluindo três Grammys – mas o número mais importante foi o do dinheiro arrecadado: 63 milhões de dólares, uma quantia sem precedentes para a ajuda humanitária. Projectos como este foram e serão sempre válidos…


Etiquetas:

Comente este artigo