A 87.ª cerimónia dos Óscares realizou-se ontem, domingo, 22 de Fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles. Neil Patrick Harris foi o cicerone de serviço e abriu a cerimónia com um pequeno momento musical, com direito a um pé de dança e um cenário interactivo por detrás, relembrando grandes momentos do cinema. A actriz Anna Kendrick juntou-se-lhe e cantou com ele, num dueto ao estilo “Glee”. O apresentador aproveitou para lembrar que haviam 60 filmes homenageados ao longo da noite, e que há muita magia na cinema.

Qualquer cerimónia de Óscares que se preze, tem sempre alguns momentos altos e este ano não foi excepção. Por exemplo, Neil Patrick Harris surpreendeu as audiências ao aparecer em cuecas durante a cerimónia, numa paródia alusiva ao filme “Birdman’’. Outro dos grandes momentos da noite foi marcado pelos tributos musicais, protagonizados pela cantora Lady Gaga e pelos cantores John Legend e Common. Sem esquecer os discursos, que sempre pautam a noite e, às vezes, incendeiam o público. E ontem também houve alguns memoráveis... Patricia Arquette, quando recebeu o Oscar na categoria de melhor actriz secundária, fez um discurso sobre a igualdade da mulher que causou reações na plateia, destacando-se entre outros, Meryl Streep e Jennifer Lopez. Outro discurso que também surpreendeu foi o de Graham Moore, com o desabafo «Stay weird, stay diferent» que irá ficar marcado na história dos Óscares.

"Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", de Alejandro González Iñárritu, foi o grande vencedor desta edição dos prémios da Academia de Cinema de Hollywood, ao conquistar quatro estatuetas douradas, entre elas a de Melhor Filme e Melhor Realizador. "Grand Budapest Hotel", de Wes Anderson, também arrecadou quatro Óscares, mas a maioria em categorias técnicas, e o independente "Whiplash - Nos limites" surpreendeu tudo e todos ao receber três galardões. Por seu turno, 'Boyhood', com apenas um troféu, acabou por decepcionar…

Mas fiquem com a lista completa de premiados:

Melhor Filme
“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

Melhor Actriz
Julianne Moore em “O meu nome é Alice”

Melhor Actor
Eddie Redmayne em “A Teoria de tudo”

Melhor Realizador
Alexandro G. Iñárritu por “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

Melhor Actriz Secundária
Patricia Arquette em “Boyhood: Momentos de uma vida”

Melhor Actor Secundário
J.K. Simmons em “Whiplash – Nos limites”

Melhor Argumento Original
“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

Melhor Filme de Animação
“Big Hero 6”

Melhor Música Original
“Glory” – Selma

Melhores Efeitos Visuais
“Interstellar”

Melhor Argumento Adaptado
“O Jogo da Imitação”

Melhor Banda-sonora
“Grand Budapest Hotel”

Melhor Cenografia
“Grand Budapest Hotel”

Melhor Fotografia
“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

Melhor Documentário
“Citizenfour”

Melhor Montagem
“Whiplash – Nos Limites”

Melhor Montagem de Som
“Sniper Americano”

Melhor Mistura de Som
“Whiplash – Nos Limites”

Melhor Curta-metragem de Animação
“Feast”

Melhor Curta-Metragem
“The Phone Call”

Melhor Filme de Língua Estrangeira
“Ida”

Melhor Caracterização
“Grand Budapest Hotel”

Melhor Guarda-roupa
“Grand Budapest Hotel”

Etiquetas:

Comente este artigo