Quem não se lembra desta inusitada família? Barbapapa é o nome de uma família de personagens, criada em Paris pela arquitecta francesa Annete Tison e pelo professor americano Talus Taylor, no início de 1970. Segundo a autora, o termo "Barbapapa" é inspirado no francês para a guloseima "algodão doce". Barbapapa, a personagem original, apareceu inicialmente no livro de mesmo nome. É um ser basicamente em forma de um "sempre-em-pé" cor-de-rosa, mas capaz de moldar-se à forma dos mais variados objetos. Mais tarde, juntou-se a ele Barbamama e mais sete filhotes, cada qual dotado de uma cor e de uma habilidade específica, geralmente explicitada nos seus nomes, sempre iniciados com "barba-", assim formando a família Barbapapa. São eles Barbapapa (rosa) – Pai; Barbamama (preto) – Mãe; Barbazoo (amarelo) - Amigo dos animais; Barbatinta (preto-peludo) – Artista; Barbalala (verde) – Músico;
Barbacuca (laranja) – Leitor; Barbaclic (azul) – Desportista; Barbabela (lilás) – Formosa; Barbaploc (vermelho) – Inventor e a cadelinha Lolita.

As personagens, de tão incomuns e diferentes que eram, logo deram origem a uma longa sequência de livros infantis, onde os Barbapapa começaram a explorar as suas habilidades pessoais e polimórficas para resolverem problemas e ajudarem as pessoas. Em Portugal, ficaram mais conhecidos pela série de animação exibida pela RTP no final dos anos 70, embora alguns livros de atividades tenham sido lançados no país, com razoável sucesso. Os episódios da televisão eram curtos e simples e pertenciam a uma série de TV, uma co-produção da Holanda e do Japão, de 1973, que atingiu 45 episódios, exibidos em vários países. Em 1999, os Barbapapa regressaram à televisão com a série "Barbapapa Autour du Monde", na qual a família viaja pelos mais variados cenários do mundo, mas sem grande expressão. Agora, è vê-los em padrões de edredões ou outros adereços, pois graficamente são divertidos e muito coloridos.

Mais info em www.barbapapa.com


Etiquetas:

Comente este artigo