Mais uma vez, com paixão, muita curiosidade (ou não se chamasse esta 44ª edição “Curioser”) e, certamente, grande energia criativa e motora, a ModaLisboa regressou ao Pátio da Galé, para apresentar as coleções Outono/Inverno 15/16 dos principais criadores portugueses. E por três dias, vimos modelos a passarem colecções, múltiplos convidados a observar (e a se exibirem) e as marcas associadas a aproveitarem o espaço expositivo para se mostrarem.

Sempre vocacionada na descoberta de novos talentos da moda nacional, a ModaLisboa Curiouser começou com o habitual Sangue Novo, com doze jovens designers (8 em nome individual e duas duplas) a apresentaram coleções, com estéticas bem distintas, e a provarem que o futuro da moda portuguesa é promissor. Pela passerelle, desfilaram propostas de Inês Duvale, Cristina Real, Banda, Duarte, David Catalán, Patrick de Pádua, M HKA, Patrícia da Costa, Tânia Fonseca, Rúben Damásio. E no âmbito de uma parceria entre a ModaLisboa e o festival de moda holandês Fashion Clash, Patrick de Pádua acabou por ser selecionado a apresentar a sua coleção e a representar Portugal no evento deste ano, que se vai realizar em Junho próximo, em Maastricht.

Luís Carvalho exibiu a sua mais recente coleção, integrada na secção LAB. Mas muitos outros nomes se lhe juntaram. Pudemos assistir à apresentação das propostas, sempre frescas e inovadoras, de Dino Alves, Valentim Quaresma, Ricardo Preto, Alexandra Moura, Miguel Vieira, Carlos Gil, Lidija Kolovrat, entre outros. A angolana Nadir Tati estreou-se na passerelle portuguesa e o guest designer polaco Dawid Tomaszewski, que já tinha participado na 37ª edição da Modalisboa, com boas criticas relativas à coleção da altura, voltou aos holofotes da Lisbon Fashion Week.

Filipe Faísca e as suas oito meninas em tratamento no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, que desfilaram nesta edição causaram enorme comoção na assistência. E Nuno Gama teve, mais uma vez, uma das maiores enchentes e ovações da ModaLisboa. A sua interpretação de “Os Lusíadas” deu um tom de espectáculo à última noite do certame, com aves de rapina, estandartes com a cruz de Cristo, chapéus de inspiração quinhentista e peças de design contemporâneo, numa bonita “mise en scène” que terminou com Amália e o hino português, que fez erguer todos na sala, para porem as mãos ao peito e, a seguir, aplaudirem emocionados.

E, assim, as grandes novidades da moda portuguesa foram, mais uma vez, apresentadas, pela 44ª vez na ModaLisboa… Lá para Outubro, a ModaLisboa - Lisboa Fashion Week regressará para afirmar, mais uma vez, a indústria portuguesa da moda e dos seus designers… Saibam mais em dailymodalisboa.blogspot.com e em www.modalisboa.pt

Etiquetas:

One Response so far.

Comente este artigo