O mundo conheceu ontem o lançamento de um novo serviço de música, o Tidal, e não se trata apenas de mais uma plataforma streaming , mas sim de um novo conceito de negócio. O Spotify que se cuide… Muita gente importante do mundo da música juntou-se em Nova Iorque para o lançamento do Tidal. Nomes como Nicki Minaj, Daft Punk, Usher, Madonna, Dead Mouse, Chris Martin, Arcade Fire, Alicia Keys, Calvin Harris, Kanye West, Rihanna, Beyoncé, Jack White…. e claro, o boss da empresa, o rapper nova-yorkino, Jay-Z.

Tidal é um serviço de música streaming em alta qualidade que foi comprado por Jay-Z no início do ano, por 56 milhões de dólares, e com a participação de outros artistas, acabou por se transformar num novo produto. No evento de lançamento, transmitido ao vivo nesta segunda-feira, dia 30 de Março, foi explicado que se trata de uma empresa em que os próprios artistas são sócios.

“Queremos criar um melhor serviço e experiência, tanto para os artistas e os fãs. Uma ligação directa entre eles. A nossa missão vai além do comércio e apenas da tecnologia. A nossa intenção é preservar a importância da música nas nossas vidas. A música é muito poderosa e é isso que o Tidal quer ser. Uma conexão entre os artistas e seus fãs, onde encontram uma experiência exclusiva e que não poderá ser obtida em nenhum outro lugar”, explicou Alicia Keys durante evento. “Tidal é uma plataforma global e em rápida expansão streaming. Estamos aqui hoje para oferecer algo diferente: uma plataforma com propriedade dos artistas. É tão dinâmica como os artistas por trás dela. Hoje é o início de uma nova era e o início de uma missão para restabelecer o valor da música”, completou.

A estratégia de divulgação foi trabalhosa e contou com todos os artistas-sócios envolvidos, fazendo alterar nas vésperas os respectivos avatares nas redes sociais para um quadrado na cor azul-bebé. No evento referido, todos eles compareceram e assinaram o contrato de sociedade. Madonna, irreverente como sempre, brincou e deitou-se na mesa, ao assinar.

Neste novo serviço de música streaming paga-se uma mensalidade a partir de 9,99 dólares para se poder ter acesso a um catálogo de 25 milhões de canções e 75 mil vídeos e entrevistas exclusivas com artistas. O seu factor diferencial consiste em oferecer áudio de altíssima qualidade e vídeos em HD, bem diferente de todos seus concorrentes. O objetivo do Tidal é destronar os outros serviços de streaming como Spotify, Deezer e Google Play, pois, segundo os artistas, eles não recebem devidamente pelas suas obras e direitos de autor.

Recorde-se que o Tidal passou a pertencer à Project Panther Bidco, empresa do rapper norte-americano, que recentemente tinha adquirido a plataforma de streaming à sueca Aspiro, por 56 milhões de dólares. O mesmo está agora disponível nos Estados Unidos e em mais de 15 países pelo mundo fora, como Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Polónia e Portugal. No nosso país, pode custar 8,99 €/mês para o Tidal Premium (o básico) ou 17.99€/mês para o Tidal HiFi.

"Tidal não é sobre o consumo e ganância! É sobre como proteger uma forma de arte que é amada por todos nós, a música! #rebelhearts ficam juntos por aquilo em que acreditam!", defendeu Madonna. Por seu turno, Madonna tem somado sucessos. Na noite de 29 de Março, no Shrine Auditorium, em Los Angeles, a Rainha da Pop apareceu para apresentar o prémio de canção do ano para Taylor Swift pela faixa “Shake It Off”, nos iHeartRadio Music Awards. Taylor, que acabou por receber três prémios durante a noite, também se apresentou com Madonna em palco, num momento que ficará para a história da música pop, ao tocar guitarra para Madonna, enquanto esta cantava "Ghost Town", do seu mais recente álbum “Rebel Heart”.

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