Mesmo! Pelo menos, no mundo da moda… Parece que o autor da novela “Boogie Oggie” foi visionário, ao revisitar esta década. Do disco sound ao hippie, a moda dos anos 70 está de volta, com toda a sua ousadia e cor. Nas passarelas ou na red carpet, as celebridades têm vindo a mostrar todo o glamour de uma década tão importante para a moda. Exótica, fluida, boémia, "gypsy" – estas são as palavras que dominam o mundo da moda na próxima estação. O look hippie-chic dos anos 70 está mesmo à nossa volta. E as capas de revistas são testemunho disso, da Vogue Portugal à Elle Brasil.

Das túnicas florais da marca Céline e calças boca-de-sino de veludo cotelé da Louis Vuitton, às maxi-saias e turbantes da Saint Laurent, os anos 70 estão indubitavelmente de volta. A designer britânica Bella Freud até baptizou o seu novo perfume com o nome de "1970". E o look "gypset" dos anos 70 está mesmo aí – uma combinação dos termos "gypsy" ("cigano") e "jet set" (que remete à sofisticação), é glamouroso, luxuoso, hedonista e extravagante. Ele evoca imagens como almofadões no chão, incenso, artistas plásticos, estrelas de rock e suas fãs...

Mas o que faz aquela década ser tão influente na moda de hoje? Para o especialista britânico, Dennis Nothdruft, curador-chefe do londrino “Museu de Moda e Têxtil”, tem tudo a ver com o "pêndulo da moda". "Nos últimos anos, tem havido uma abordagem da moda muito rígida, moderna, utilitária, com muita estampagem digital. E o look boêmio dos anos 70 é, exactamente, o oposto disso, representa uma maneira mais relaxada de se vestir", explica. Segundo Nothdruft, "o estilo dos anos 70 parece mais verdadeiro, mais honesto, mais humano. Na actual era digital, as pessoas estão a valorizar mais essas qualidades – e estão também a valorizar experiências e viagens. As grandes redes de confecções chegaram a um ponto de saturação – é por isso que o vintage está cada vez mais popular".

O início dos anos 70 foi uma época de idealismo, radicalismo, anti-consumismo, contestação social e mudanças, com ênfase no debate sobre a igualdade de raças e de gêneros. Mas o “boehmismo” já estava entre nós, muito antes disso: surgiu como uma filosofia que influenciou as artes no século XIX, principalmente como uma rebelião não-conformista contra a ascensão da rigidez burguesa. Foi apenas no fim dos anos 60 e início dos 70 que tal se fundiu com a contra-cultura e com o movimento hippie. E o look hippie começou como um modo de afirmação política, uma espécie de anti-moda, mas logo se tornou na própria moda.

Mesmo assim, os estilistas de hoje querem ligar-se com o mood autêntico e livre dos anos 70. Por exemplo, a marca italiana Valentino convidou a veterana Celia Birtwell, um dos grandes nomes da moda dessa década, para colaborar com sua coleção pré-outono 2015. A mesma é composta por vestidos florais etéreos, com acabamentos em renda e enfeitados com os bordados românticos de Birtwell. Os modelos foram muito aplaudidos, e um deles, inclusive, foi usado pela poderosa Anna Wintour, Diretora da Vogue americana.

Portante, o estilo dos anos 70, eternamente associado à icónica Jane Birkin, está mesmo de regresso! Adiram aos estilo seventies!!!

Etiquetas:

Comente este artigo