Ontem, 1 de Março, a cidade do Rio de Janeiro completou 450 anos. Internacionalmente conhecida como a “Cidade Maravilhosa”, não é de estranhar que o Rio seja motivo de tanto deslumbramento: são tantas paisagens de tirar o fôlego, que não há quem não se encante… Rio de Janeiro, a cidade linda que inspira poetas e artistas.

Sem dúvida, uma das mais belas cidades brasileiras, o Rio foi a capital do Brasil por 197 anos, de 1763 a 1960. Foi a capital do Império do Brasil desde 1822, quando a nação declarou a sua independência de Portugal e conservou esse estatuto até à inauguração de Brasília, em 1960. Mas antes, há exactamente 450 anos atrás, o colonizador português Estácio de Sá desembarcava numa praia entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, onde hoje fica o bairro da Urca, com o objetivo principal de expulsar franceses que tinham se estabelecido na Baía de Guanabara, sem autorização da coroa portuguesa, anos antes, e travar uma guerra contra os índios tamoios. Ali, a cidade de "São Sebastião do Rio de Janeiro" foi fundada, pela primeira vez, no dia 1 de Março de 1565.

Actualmente, é a segunda cidade mais populosa do Brasil, possui o turismo internacional mais movimentado do país e é a primeira cidade olímpica na América do Sul. É, também, um dos principais centros económicos, culturais e financeiros do país, e é internacionalmente conhecida pelos seus ícones culturais e paisagens, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias de Copacabana e Ipanema, o estádio do Maracanã, o Parque Nacional da Tijuca (a maior floresta urbana do mundo), a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, as célebres comemorações de fim de ano em Copacabana e a celebração anual do Carnaval.

Representa o segundo maior PIB do país e o 30º maior do mundo, além de ser a sede de duas das mais importantes empresas brasileiras - a “Petrobras” e “Vale do Rio Doce”, privatizada agora - e também das principais empresas de petróleo e telefonia, bem como detentora do maior aglomerado de empresas de media e telecomunicações da América Latina. É o segundo maior centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, atingindo 17% da produção científica nacional.

Com 6 milhões de habitantes, o Rio de Janeiro é conhecido, mundialmente, como a "cidade maravilhosa", e em termos desportivos, já albergou a FIFA World Cup de 1950, a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e também vai sediar as Olimpíadas de 2016. Em termos eclesiásticos, recebeu a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

Muitas são as iniciativas que vão marcar esta efeméride, mas destaco a peça inédita de Joana Vasconcelos, que vai ser inaugurada a 10 de Junho deste ano, chamada “Pop Galo”. Trata-se de um galo de Barcelos com sete metros de altura, revestido a azulejos. A artista explicou que tinha sido convidada pelo Comité Rio450 para criar uma obra de arte pública original e emblemática da relação entre Portugal e o Brasil, para assinalar os 450 anos da fundação da cidade. Assim, como em trabalhos anteriores, inspirados nas tradições e artesanato portugueses, Joana Vasconcelos optou por recriar o tradicional galo de Barcelos, "um dos símbolos inegáveis da cultura portuguesa".
"A obra faz a ponte entre a tradição e a modernidade, e entre Portugal e o Brasil", comentou a artista, acrescentado que terá duas leituras: uma durante o dia, quando o galo mostrar os azulejos que o revestem, e uma noturna, quando se acenderem as milhares de luzes LED que irão cobrir a peça.

Aos 450 anos, o Rio de Janeiro, a cidade que testemunhou e protagonizou diversos capítulos da história do Brasil, tem ainda muitas histórias para contar… Parabéns, Rio! E, para terminar, cito o que afirmou ontem o "Prefeito" da cidade: “Carioca não é só quem nasceu no Rio. Para ser um de nós, basta amar a nossa cidade.”

Etiquetas:

Comente este artigo