Já chega da vasta e longa influência do Oriente no mundo da moda! Nesta Primavera-Verão, os bons ventos vêm mesmo de Espanha… Aqui me têm a falar de mais uma tendência de moda. Sim, porque a moda não se faz de apenas uma, mas recebe várias influências em cada estação. Depois dos anos 70, de que já noticiei, cabe-me agora dar-vos conta das influências espanholas.

Tudo começou com uma estrondosa produção na Vogue Itália, ainda no ano passado, por Steven Meisel. Depois, seguiu-se Madonna. A cantora conseguiu deixar-nos boquiabertos com o seu vídeo “Living for Love”, onde a beleza do seu guarda-roupa de toureira a la Matador, das máscaras dos dançarinos e do "drama" das cortinas vermelho sangue, fizeram-nos sentir estarmos em plena arena. A Rainha da Pop também surpreendeu nos últimos Grammy Awards, onde decidiu ir de toureiro chique por Givenchy Couture.



Por seu turno, com inspiração na influência da Espanha na Sicília entre 1516 e 1713, a coleção de verão 2015 da Dolce & Gabbana desfilada na semana de moda de Milão trouxe o arquétipo da mulher mediterrânea. Um mulher forte, romântica e, ao mesmo tempo, tradicional, com um mistura das grandes touradas e o flamenco. Com muitos boleros e shorts bem trabalhados, cheios de bordados e cores fortes, aliados às calças bem justas. E assim foi também na sua publicidade, com uma campanha focada nos símbolos de Espanha. Para divulgar a sua nova linha, a dupla Domenico Dolce e Stefano Gabbana criou uma campanha muito sensual, na qual homens e mulheres, de diferentes gerações, dançam flamenco. Entre os diversos figurantes da campanha, fotografada pelo próprio Domenico Dolce, temos Bianca Balti, uma das principais embaixadoras da marca, e o toreador José Maria Manzanares, toureiro espanhol de 28 anos, que enfrentou seu primeiro touro aos 12 anos. Ele, que treinou com o pai e o avô e se estreou numa arena aos 20 anos, é hoje um dos mais talentosos do mundo.

Pois é, a “fuerza”, a "pasión", os “sombreros” e as tardes de touradas inspiraram vários designers. Desde a dupla italiana a Balenciaga, passando por Emilio Pucci, Ralph Lauren, Oscar de La Renta, Christian Dior ou Loewe, o estilo espanhol pisa as passarelas, passeia pelas red carpets e lança-se para conquistar as ruas, sabiamente combinado e dosificado, para obter os looks com mais raízes desta temporada. Fiquem atentos!

Etiquetas:

Comente este artigo