Josh Lane, designer gráfico e ilustrador de 27 anos, natural de Kansas, Missouri (E.U.A.), transportou super-heróis para um mundo de mitos ao desenhá-los, com muita criatividade, em hieróglifos. Nesta série, no original chamado de “hero-glyphics”, o artista une algumas das personagens mais conhecidas de todos os tempos, tanto da televisão como do mundo da BD, ao antigo Egipto.

Mas o que o motivou a tal? Segundo Josh, ele sempre teve a tendência de ler muito depressa, e uma vez leu a palavra “hieróglifo” como se fosse “heróiglifo”. A partir daí, começou logo a imaginar possíveis cenários e combinações de heróis...

Ora, os super-heróis são fragmentos de um mito quebrado. Num mundo científico racional, que deixou para trás os deuses e os monstros que uma vez povoaram lendas e religiões sustentadas, estes últimos seres sobrenaturais andam abertamente no nosso mundo, sendo combatentes fantasiados do crime dotados de incríveis poderes. Portanto, é natural, para os super-heróis, este "regresso" ao mundo antigo, cujos mitos e magia eles encarnam sob uma nova forma. Nos "hero-glyphics" de Josh Lane, os super-seres fantasiados – dos X-Men aos Power Rangers e Teenage Mutant Hero Turtles, aparecem em papiros egípcios no lugar de Osíris e Anubis. Para complicar mais as coisas, eles incluem também Thor, um super-herói com origem num Deus Viking. Isto confirma o sentido de que as tiras antigas egípcias de Lane são meros exercícios de mitologia comparativa.

É sabido que “realidades” como Star Wars e os super-heróis da Marvel fazem parte da mitologia moderna. É exactamente por isso que estas peças do artista Josh Lane, apresentando heróis dos mais variados quadrantes, mas processados ao estilo dos antigos hieróglifos egípcios, são muito, mas mesmo muito giras e “cool”. No total, há doze peças criadas. Três que apresentam heróis da Marvel Comics: os Vingadores, os X-Men e o Homem-Aranha. Claro, Star Trek e Star Wars também estão incluídos (como não poderiam estar?). A cultura dos videogames é representada com Legend of Zelda, e uma parte de Firefly. As Teenage Mutant Ninja Turtles e os Power Rangers também fazem a sua aparição. E até mesmo personagens de Kick-Ass, de Mark Millar, aparecem nesta série. Até a série Futurama, dos autores de "Os Simpsons", está presente. Mas porque não há quaisquer heróis da DC? Hum, acho que é preciso uma outra série destes Hero-Glyphics para corrigir esse lapso…

Etiquetas:

Comente este artigo