Nós já conhecemos milhares de mundos para além do Sistema Solar, mas nenhum se compara à nossa querida Terra... Esta afirmação é da NASA. Quando falamos de Astronomia, pensamos logo em planetas, luas, cometas, asteróides, estrelas e galáxias distantes. Actualmente, mais de 1.800 planetas fora do Sistema Solar foram já catalogados. Estamos sempre à procura de coisas novas nos planetas mais longínquos, mas que tal se prestarmos mais atenção àquele planeta que é o único (pelo menos, que se conheça até agora), que pode abrigar vida? Estou a falar do nosso querido Planeta Terra.

Hoje, 22 de Abril, é o Dia da Terra, a celebração anual de suporte para a proteção ambiental, com mais de 192 países participantes. A Terra tem tudo aquilo que buscamos noutros planetas: oceanos, lagos, água, gelos, desertos, florestas, atmosfera e, claro, a vida (em abundância). Este ano, assinala-se o 45º aniversário do primeiro Dia da Terra, celebrado em 1970, para muitos, o berço do movimento ambientalista moderno.

2015 pode ser o ano mais emocionante da história ambiental. O ano em que o crescimento económico e a sustentabilidade dão as mãos. O ano em que todos os líderes mundiais finalmente concordam em assinar o tratado de alteração climática. O ano em que os cidadãos e as organizações se despojam de combustíveis fósseis e aplicam o seu dinheiro em soluções de energia renovável… Era o ideal, verdade? Por isso, é preciso que todos tomemos uma posição neste Dia da Terra, para que, juntos, possamos mostrar ao mundo uma nova direção. É a nossa vez de liderar. Para que nossos líderes mundiais possam acompanhar o nosso exemplo. Visitem o site www.earthday.org para saber tudo e para assinar a petição pelo clima.



O maior site de buscas da internet, o Google, também fez a sua parte e juntou-se para celebrar o Dia da Terra, ao lançar um “doodle” especial, acompanhado de um Questionário do Dia da Terra, onde qualquer usuário pode fazer um teste e descobrir que animal poderia ser. Vão lá ver!

Tal como no ano passado, com o evento Global Selfie (quando a NASA reuniu fotos de internautas ao redor do mundo para montar um mosaico), este ano a NASA irá criar um vídeo, que vai reunir as melhores imagens enviadas com o hashtag #NoPlaceLikeHome. Tirem uma fotografia de vosso lugar favorito, pode ser um campo, um lago, um rio, uma praia ou uma estrada no meio do deserto, tanto faz. Mas fotografem o lugar que mais vos apraz. E talvez a vossa imagem possa ir parar ao clipe oficial da NASA, comemorativo do Dia da Terra 2015… Vocês podem pode encontrar o evento oficial o Dia da Terra 2015 no Facebook, no Google+ e no Flickr. Confirmem a vossa presença e convidem amigos!

Tratem de cuidar melhor do nosso Planeta Terra, afinal de contas, ele até pode ser um pálido ponto azul no espaço, mas para nós, ele é tudo o que temos... é o nosso Lar. Por isso, neste dia 22 de Abril, todas as pesquisas, imagens e descobertas acerca do nosso querido planeta poderão ser divulgadas, se usarem o hashtag #NoPlaceLikeHome. E adoptem as fáceis medidas aqui descritas: www.stopglobalwarming.org/take-action/action-items. Façam parte, tomem iniciativa! Vamos celebrar, juntos, o Dia da Terra 2015!


Etiquetas:

Comente este artigo