Quem diria? Há 10 anos atrás, um vídeo banal de 20 segundos, num mero jardim zoológico, marcou o início do projecto Youtube. Hoje, envolve mil milhões de pessoas por mês e a cada minuto recebe 300 horas de vídeo. É obra!

Actualmente disponível em 73 países e 61 línguas, uma das página mais populares da internet, que assenta na partilha de vídeos, nem existia há uma década atrás. Embora o domínio Youtube tenha sido registado a 15 de Fevereiro de 2005, foi só a 23 de Abril desse mesmo ano que foi carregado o primeiro vídeo. Por isso, é mesmo hoje que está a celebrar uma década de existência.

Esse curto vídeo assentava numa conversa banal num jardim zoológico, sobre os elefantes e a tromba grande que têm. Quando o fez, Jawed Karim, um dos três jovens criadores do Youtube, não imaginava que em apenas 10 anos, a página envolveria mais americanos adultos do que qualquer canal de cabo, nem que 80 por cento das visualizações aconteceriam fora dos Estados Unidos. E hoje, conseguiriam passar sem esta ferramenta? Penso que não!

O Youtube assinalou o seu o 10º aniversário com um vídeo incrível. Luc Bergeron liberou um vídeo de 3 minutos, que conta a historia sobre o Youtube. Em jeito de comemoração, Luc, que tem um canal muito famoso chamado “Zapatou”, compilou cerca de 200 dos clipes mais memoráveis num mashup incrível, que vão dos vídeos mais fofinhos aos mais engraçados, como “Leave Britney Alone” ou “Tiny Hamster Eating Tiny Burritos”, que chega a ser emocionante. Podem vê-lo aqui: https://youtu.be/wPd0MumNLbg

Parabéns ao Youtube, o mestre dos vídeos virais!


Etiquetas:

Comente este artigo