Adoro dar conta de bons projectos! “Gente bonita come fruta feia” é o lema de um projeto fantástico, que pretende associar bons ideais às pessoas que estão dispostas a comer fruta não normalizada, para evitar o desperdício. Na sociedade actual, no nosso país, em que cada vez há mais pobreza e até mesmo fome, deparamo-nos com a situação irónica e triste de cerca de 30% da fruta produzida em Portugal ser considerada desperdício porque, apesar de ser saborosa e de qualidade, não possui o aspecto “perfeito” em termos de cor, formato e calibre, que os canais de grande distribuição procuram e que os consumidores também escolhem. Ora, a cooperativa “Fruta Feia” nasceu com com o objectivo principal de canalizar essa parte da produção fruto-hortícola desperdiçada até aos consumidores que não julguem a qualidade pela aparência, combatendo, assim, uma ineficiência de mercado, e criando uma marca e um movimento que visa alterar padrões de consumo e gerar um mercado para a chamada "fruta feia”. Um mercado que agregue valor e combata tanto o desperdício alimentar, como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção (água, energia e terrenos agrícolas). Missão: salvar fruta às toneladas!

Esta cooperativa de consumo “Fruta Feia” abriu a sua primeira delegação no Bairro dos Anjos, em Lisboa, em Novembro de 2013. Em apenas um ano de atividade, a cooperativa "Fruta Feia" conseguiu evitar que fosse diretamente para o lixo qualquer coisa como 100 toneladas de frutas e hortaliças. “A nossa meta era superar as 100 toneladas. Hoje em dia, estamos a trazer quatro toneladas do campo, o que, para os agricultores, representa um aumento bastante significativo na sua rentabilidade”, defende Isabel Soares, uma das fundadoras da cooperativa “Fruta Feia”. O projeto, único no panorama nacional, resulta de uma ideia de quatro amigos para aproveitar cerca de um terço da fruta e vegetais que os supermercados deitam para o lixo, por considerarem que não têm o aspeto perfeito que os consumidores procuram…

Hoje em dia, conta com dois pontos de entrega em Lisboa, 32 agricultores, 650 consumidores associados e uma lista de espera de 2.100, evitando, semanalmente, que cerca de 2 toneladas de fruto-hortícolas vão parar ao lixo! Com a abertura do último ponto de entrega da “Fruta Feia” na Parede, linha de Cascais, no passado mês, Isabel Soares considera ter sido dado mais “um salto no crescimento” do projeto e atingido um dos objetivos para Abril, que era descentralizar a distribuição em Lisboa.

Adiram a esta ideia! Mais informação em www.frutafeia.pt

Etiquetas:

Comente este artigo