O coelho mais divertido e favorito da televisão já tem 75 anos. Foi no dia 27 de Julho de 1940 que Bugs Bunny fez a sua estreia na curta-metragem “Wild Hare“, realizado por Tex Avery, utilizando uma das frases mais conhecidas da animação “What’s up, Doc?". desde então, a personagem de desenhos animados mais conhecida de todas as gerações da série Looney Tunes, anda há 75 anos a fugir de um caçador. E desde que apareceu pela primeira fez na televisão, encantou logo o público.

Com o passar do tempo, esta personagem sofreu várias alterações. O coelho, com voz original de Mel Blank, já tinha aparecido em “Porky’s Hare Hunt”, de 1938, com padrões de fala e aparência bem diferentes do que se viria a conhecer anos depois. Mas o marco inicial foi mesmo em 1940, onde Bugs Bunny surge como é conhecido actualmente, e onde diz pela primeira vez o seu clássico “What’s up, Doc?”. Quanto ao nome, Bugs Bunny, o mesmo só viria a surgir no ano seguinte, em “Elmer’s Pet Rabbit“, realizado por Chuck Jones.

Como todas as outras grandes estrelas, a sua popularidade teve pontos baixos e altos. Alguns dos destaques incluem a curta-metragem de 1949, “Long-Haired Hare“, realizado também por Jones, em que Bugs Bunny duela com um tenor ao som de “O Barbeiro de Sevilha” no Hollywood Bowl. Em 1957, igualmente realizado por Jones, Bugs e Elmer Fudd fizeram uma paródia à ópera de Wilhelm Richard Wagner. Esta curta-metragem “What’s Opera, Doc?” foi selecionada para a National Film Registry em 1992, com o fim de ficar preservado na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. E entre outros clássicos, uns anos mais tarde, o cartoon “Knighty Knight Bugs”, co-protagonizado com por Yosemite Sam, venceu o Oscar de “Melhor Curta-Metragem de Animação”.

Nomeado como Bugs Bunny, em homenagem a um dos Diretores e desenhadores da época dos estúdios Warner Bros., a personagem acumula um histórico de mais de 160 curtas-metragens, incluindo participações em filmes. De entre os destaques, esta famosa lebre ou coelho (dilema ainda não resolvido), já contracenou com a estrela do basketball, Michael Jordan no filme "Space Jam", de 1996. Portanto, para além das grandes histórias, esta cómica personagem também acumulou vários prémios. De entre eles, está um Oscar e o título de melhor personagem de desenhos animados de todos os tempos pela revista "TV Guide".

A sua fama foi tal que deu origem às Tiny Toon Adventures (também conhecido como Tiny Toons), uma série animada de tv americana que teve início em 14 de Setembro de 1990 e prolongou-se até 28 de Maio de 1995, resultado de uma colaboração de Steven Spielberg, da sua Amblin Entertainment e da própria Warner Bros. Animation, depois de ter sido concebido no final de 1980 por Tom Ruegger. Esta série acompanhava as aventuras de um grupo de jovens personagens de desenhos animados que frequentavam a Acme Looniversity para se tornarem na próxima geração de personagens da série Looney Tunes. E assim tivemos o Buster Bunny, um esperto e divertido coelhinho azul de camisa vermelha inspirado no Bugs Bunny, a Babs Bunny, a engraçada coelhinha cor-de-rosa de camisa amarela, saia roxa e laços nas orelhas, também inspirada no bugs (ela e Buster frequentemente afirmavam “não somos parentes"), o Plucky Duck, um patinho verde inspirado, nem mais, nem menos, do que no Duffy Duck, e por aí fora...

Com o passar dos anos, esta hilariante personagem sobreviveu aos maus-feitios de Yosemite Sam, Elmer Fudd, Taz, Porky Pig, Duffy Duck, Foghorn Leghorn ou o marciano Marvin, entre uma outra mão cheia de personagens divertidas e competitivas. E nos seus 75 anos de carreira, Bugs Bunny nunca esteve envolvido em “escândalos", tornando-se sempre num bom exemplo para as crianças, com os seus hábitos saudáveis e o seu bom humor, além de divertir várias gerações. Vamos, por isso, brindar em homenagem a uma das maiores estrelas de Hollywood!

Etiquetas:

Comente este artigo