E no meu último post desta silly season (ou seja, sem conteúdo sério ou light), nada mais do que falar da febre amarela que tem vindo a assolar o mundo e que até à moda chegou… Falo-vos dos Minions ou Mínimos. Estes seres amarelos unicelulares e milenares ganharam bilheteiras nas salas de cinema de todo o globo e conquistaram fãs em diversos países, desde o lançamento do seu filme, no início do verão de 2015. Agora, imaginem se eles em vez de trabalharem para os maiores vilões da Terra, se tornassem Minionistas, desenhassem roupa e mandassemm na Vogue? Pois é, a Stylight resolveu desenhar os Minions a partir de uma perspectiva fashion e estes, após terem sido inspiração de marcas como as Havaianas, foram transformados em Karl Lagerfeld, Anna Wintour, Donatella Versace e restante "gang"…

As típicas jardineiras de ganga e as botifarras, seu “uniforme”, deram lugar a colares de pérolas, pumps, clutchs e gravatas. Os Minions passaram por aquilo a que se chama de “extreme make over” e vestem agora a pele dos principais nomes da moda, desde designers como Marc Jacobs, Jean Paul Gaultier a modelos e “it girls” como Cara Delevingne, Victoria Beckam e Alexa Chung. A versão deste Minionistas (uma junção entre o seu nome e o termo “fashionistas”) foi desenhada pela empresa Stylight e acrescenta mais uma etapa no “namoro” entre estas criaturas amarelas e o mundo da moda. Em Junho deste ano, a edição britânica da revista Vogue chegou a lançar uma capa alternativa com uma das personagens para acompanhar um vídeo onde, num tom entre o sério e o satírico, entrevistou vários designers, de Dolce Gabbana a Alber Elbaz, sobre a influência dos Minions na indústria da moda.

O sucesso desta “brincadeira” foi tal, que os Minionistas ganharam uma "Blogger Edition" e ainda uma segunda edição #2, a personificarem novos designers e outras personagens, como Iris Apfel, Anna Dello Russo, Grace Coddington e até Derek Zoolander e a gata Choupette.

Mas como a Moda é mesmo séria e não brinca, várias marcas têm adoptado estas personagens, sobretudo depois da estreia do filme em nome próprio. Exemplos disso são Giles Deacon e Rupert Sanderson, que fizeram coleções inspiradas nas personagens, ou a marca Havaianas, que lançou quatro pares de chinelos, de adultos e crianças, numa parceria com a Universal.

É caso para se dizer, desde os Simpsons que não se via uma febre amarela tão grande como esta. Até o amarelo Minion foi reconhecido oficialmente pela Pantone e batizada como tal. Mais em http://www.stylight.es/Love/Los-Minionistas/#.VeTCxSVViko


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