Para este fim-de-semana proponho dois filmes. Porque fui à ante-estreia de um (Quarteto Fantástico), na mesma semana em que fora ver o outro… De modo que aqui vos proponho uma dose dupla. Mas vão ao cinema!

Minions, o filme

Os Minions (ou Mínimos, título em português de Portugal) é um spin-off/prequela do filme de animação “Gru, o mal disposto”, lançado em 2010. Igualmente produzido pela Illumination Entertainment e distribuído pela Universal Pictures, esta nova longa-metragem foi escrita por Brian Lynch e realizada por Pierre Coffin e Kyle Balda.

Estes adoráves e irresponsáveis seres amarelos milenares têm uma missão: servir os maiores vilões da face da Terra, tendo, ao longo dos tempos, mestres como um T. Rex, Genghis Khan, Napoleão e até o Drácula. Porém, depois que a sua inépcia destrói todos os seus mestres, eles decidem isolar-se do mundo. No seguimento de uma depressão desde a morte do seu último mestre, os Minios tentam encontrar um novo chefe. Três deles, voluntários, o Kevin, o Stuart e o Bob, vão até uma convenção de vilões nos Estados Unidos, em Orlando, e lá ficam encantados com a vilã elegante e ambiciosa Scarlet Overkill (com a voz de Sandra Bullock), que ambiciona ser a primeira super-vilã mulher a dominar o mundo e com quem eles ganham o direito de ser seus capangas.

Portanto, ao longo do filme, vamos assistindo às suas trapalhadas, mas também ao seu delicioso humor. É impossível não se gostar dos Minions… E a prova disso está na afluência aos cinemas. O filme tem sido um enorme sucesso de bilheteira, estreando em primeiro lugar em 55 países, inclusive em Portugal e no Brasil. Embora não tenham conquistado a crtica especializada (nem acho que fosse esse o propósito do filme), estas personagens somam multidões de fãs e o seu filme por direito próprio já arrecadou meio bilhão de dólares em bilheteria ao redor do planeta.
Entretanto, uma continuidade já foi anunciada pela Universal Pictures, com o mesmo elenco de vozes. Tendo em conta o final deste primeiro filme, suspeita-se que a sequência irá mostrar os Minions no começo da sua jornada com Gru.



Quarteto Fantástico

Um outro filme não teve tanta sorte… O “Quarteto Fantástico” (Fantastic Four, 2015), um reboot contemporâneo desta equipa tradicional de super-heróis da Marvel, centrado em quatro jovens desajustados que são teleportados para um universo alternativo e perigoso, que altera a sua forma física de maneiras inesperadas. Com as suas vidas transformadas, o grupo precisa de aprender a aproveitar as suas novas habilidades e a trabalhar juntos para salvar o planeta de um inimigo já bem conhecido por eles…

Ainda que seja diferente da origem clássica da BD, que tinha como ponto de partida uma viagem espacial (um feito formidável em 1961 mas hoje é um lugar-comum), a jornada através das dimensões torna-se bem fiel às revisões modernas da história do Quarteto. Mais do que isso, é ainda mais leal e autêntico no que respeita à essência da busca pelos limites da ciência da história original.
Até aí, este “Quarteto Fantástico” funciona com uma certa dose de suspense de ficção científica, que ganha contornos de cinema de terror e fantástico quando se manifestam os superpoderes. As conhecidas habilidades do quinteto (o vilão Dr. Destino também aduire poderes da mesma forma que os outros quatro) não são tratadas como uma dádiva, mas como uma reação fisiológica tão exuberante quanto perigosa. Josh Trank, o realizador, já tinha dito que se inspirara no cinema de David Cronenberg - e nesses momentos, em que a ciência se confunde com o fantástico, tal fica bastante evidente.

Apesar de ser um reinício, de voltar às origens, o filme perde demasiado tempo no passado das personagens, remetendo a esperada acção apenas para o seu final. Por isso, o “Quarteto Fantástico”, embora tenha estreado há pouco tempo, a bilheteira tem-se mostrado fraca, devido à imensidão de críticas desfavoráveis e a algumas “zangas” nos bastidores. De tal forma que os produtores da Fox já aceitaram o “fracasso” deste projeto e começaram a se dedicar à sua sequela.

Com um prejuízo presumido de 60 milhões de dólares (de acordo com o “The Hollywood Reporter”), os estúdios ainda pensam em salvar o título - com um novo realizador. Ainda não se sabe se Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan e Jamie Bell permanecerão nos principais papéis. A continuação dificilmente chegará aos cinemas na data prevista (Junho de 2017), mas os produtores devem manter a estrutura do filme atual, com os super-heróis em versão jovem, bem como o ambiente de imagens em tons sombrios. De qualquer modo, “Quarteto Fantástico 2” será "uma reação" à produção de 2015.

Uma coisa é certa, com qualquer um destes filmes, a diversão e entretenimento são certos. Bons para este período de Verão e férias…

Etiquetas:

Comente este artigo