Hoje, 19 de Agosto celebra-se o Dia Mundial Humanitário ou o Dia Mundial da Assistência Humanitária. Desconhecido por muitos, assim como eu, mas não estranhem, pois é um dia que só recentemente foi assinalado...

Este dia foi designado assim pela Assembleia Geral das Nações Unidas, na sua sessão plenária de 11 de Dezembro de 2008, para homenagear todos os trabalhadores humanitários e funcionários das Nações Unidas que perderam as suas vidas no cumprimento das suas missões ou que trabalham na promoção da causa humanitária, apoiando as vítimas de conflitos armados. Na mesma ocasião foi aprovada a proposta da Suécia sobre "Fortalecimento da Coordenação da Assistência Humanitária de Emergência das Nações Unidas”.

Esta resolução convida todos os Estados-Membros, do sistema das Nações Unidas, dentro dos recursos existentes, bem como outras organizações internacionais e organizações não-governamentais, a considerar anualmente esse dia, que é também o Dia da Memória dos Trabalhadores Humanitários (que foram mortos no exercício do seu trabalho).

Coincidentemente, 19 de Agosto é também uma data, infelizmente, inesquecível, pois corresponde ao dia em que o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello, designado como representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o Iraque, além de outros 21 funcionários e colaboradores da ONU em Baghdad morreram tragicamente, durante o cumprimento da sua missão de paz, em 2003. Em 2013, 474 trabalhadores humanitários foram atacados e 155 foram mortos, e o risco de vida de um trabalhador humanitário quadruplicou em dez anos. Em 2014, existiram ataques a 329 trabalhadores humanitários, tendo morrido 120.

O Dia Mundial Humanitário foi comemorado, pela primeira vez, a 19 de Agosto de 2009. Mais tarde, em 2012, Beyoncé foi nomeada embaixadora da causa, razão pela qual a cantora doou a sua música "I Was Here" do seu 4º álbum de estúdio para o projecto que ganhou o nome de I WAS HERE.

Da nossa parte, podemos assinalar este dia com pequenos grandes actos, com as mais variadas formas de ajudar quem mais precisa. Porque nesta data, em que o mote é ajudar o próximo, podem fazer donativos ou juntarem-se a uma organização humanitária local ou global. Pode também divulgar a data e as causas actuais nas diversas redes sociais. Tomem acção!

Etiquetas:

Comente este artigo