Como o tempo passa… Foi há 30 anos que boa parte do mundo parou para assistir a transmissão do Live Aid, os dois mega-concertos beneficentes que aconteceram no estádio de Wembley, em Londres, e no JFK Stadium, em Filadélfia. Para aqueles que, como eu,fizeram parte dos mais de mil milhões de pessoas que assistiram a esta maratona televisiva, faço aqui uma homenagem e reavivar de memória. Para os outros, fica a ideia de como foi possível, sem a existência das “novas” tecnologias, envolver toda uma multidão em prol de uma grande causa. Sim, porque em 1985 não existia Internet, nem email, nem YouTube, nem blogs, e nem Facebook ou Twitter. Portanto, em 1985 não existiam petições online, nem os cliques ajudavam causas e as imagens das maiores atrocidades do mundo não eram partilhadas por ninguém… E naquele ano, ainda se ouvia música pela rádio, compravam-se discos em vinil e trocavam-se cassetes.

A 13 de Julho de 1985, no estádio de Wembley, o Príncipe Carlos e a Princesa Diana abririam oficialmente o Live Aid. Este concerto, “duplo”, com uma extensão nos Estados Unidos, acabaria por juntar cerca de 175 mil pessoas, que aderiram em massa ao apelo de “alimentar o mundo”. A frase “Feed the World” foi utilizada em ambos os palcos em conjunto com uma simbologia que ficaria para sempre ligada ao combate da fome na Etiópia e, de uma forma mais geral, no continente africano.

Foram 16 horas ininterruptas de música, com mais de 70 bandas e artistas a pisarem os dois palcos, num evento transmitido por satélite para mais de 110 países, com uma audiência televisiva superior a mil milhões de pessoas (cerca de um quarto da população na altura). Embora os números não sejam certos, estima-se que ambos os concertos tenham angariado mais de 150 milhões de dólares para aliviar a fome em África. Mas para além de ter arrecadado estes milhões, o festival também serviu para, de uma certa forma, unir a velha e a nova geração - ajudando a acabar um pouco com a brecha que havia se visto no mundo do rock desde o advento do movimento punk.

O Live Aid foi organizado por Bob Geldof, vocalista da banda The Boomtown Rats (1975 – 1984) que não tinha grande expressão, em termos musicais, mas que viria a ser um dos principais grupos no activismo anti-miséria no mundo. E foi a consequência do também seu projecto Band Aid, com “Do they know it’s Christmas?”, bem como do congénere americano “We are the world”. Nesse dia 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou um show simultâneo e único na história, conseguindo juntar em palco, nos dois países, cantores como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Sting, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, Status Quo, Wham, Sade, Duran Duran, Bryan Adams, The Pretenders, U2, Spandau Ballet, Paul McCartney, Phil Collins, Elton John, The Beach Boys, Eric Clapton, Bryan Ferry, Mick Jagger e Tina Turner, entre muitos outros.

Foi uma das maiores transmissões de sempre em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos. E foi a primeira vez que Madonna se apresentou para uma audiência tão grande, com 1,5 bilhão de espectadores estimados, em mais de 100 países, que assistiram a apresentação em directo. Madonna cantou três canções solo: "Holiday", "Into the Groove" e "Love Makes the World Go 'Round", que foi composta especialmente para o Live Aid. Mais tarde, juntar-se-ia aos Thompson Twins e Nile Rodgers para cantar "Revolution", dos Beatles. Foi memorável! Assim como o acto de Mick Jagger e Tina Turner, com "State of Shock", "Brown Sugar" e "It's Only Rock 'n Roll (But I Like It)". E muitos mais houveram, que ficaram para a história…

O Live Aid foi um marco, de tal forma que Phil Collins disse que o 13 de Julho deveria ser dali por diante considerado "O Dia Mundial do Rock". Curiosamente, só no Brasil foram ouvidos os seus apelos, uma vez que é o único país do mundo que, de facto, assinala e celebra a data. Foi transmitido, ao vivo, pela BBC (em Portugal, pela RTP) para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria vivida no continente africano. Bob Geldof chegou a pedir, na época, que as emissoras apagassem as suas fitas, para que os espectáculos ficassem apenas na memória das pessoas. Obviamente, não foi isso o que aconteceu, e muitos anos depois, uma caixa com quatro DVDs com grande parte das performances veio a ser lançada, com grande sucesso e gáudio de muitos fãs e entusiastas da época. Ainda assim, algumas apresentações ou músicas passadas naquele dia, 13 de Julho de 1985, sobrevivem apenas em vídeos de baixa resolução postados no YouTube graças a pessoas que gravaram os shows nos seus vídeos.

Etiquetas:

Comente este artigo