Faz precisamente hoje 40 anos que foi exibido o primeiro episódio da série televisiva de ficcção cientifica "Espaço 1999". Esta foi a primeia grande série do género a passar na televisão portuguesa. Na altura, na RTP.

"Espaço 1999" teve duas temporadas de 24 episódios cada uma, concebidos por Gerry Anderson e Sylvia Anderson para o canal britânico ITV. A série conta a história dos ocupantes de uma base lunar chamada Alpha, e a sua viagem pelo espaço, com a ajuda das naves Eagle, após a Lua ter sido lançada para fora da órbita terrestre devido a uma explosão nuclear, ocorrida pela acumulação de resíduos radioativos produzidos pelos reatores nucleares na Terra.

A partir dali, começou a luta pela sobrevivência, na procura de um planeta onde pudessem habitar. Uma viagem pelo espaço infinito e desconhecido, onde iriam passar por inúmeros buracos negros, tempestades de neutrões, nuvens de radiação, sem contar com múltiplos seres extra-terrestres. Maya, uma mulher alienígena com um poder único, o de se transformar em qualquer ser vivo, juntou-se à tripulação com o intuito de ajudar.

Muitas descolagens, explosões, descobertas, naves desconhecidas... um verdadeiro espetáculo de efeitos visuais, naquela que foi a primeira grande série de ficção científica a passar na televisão portuguesa. O primeiro episódio de "Espaço 1999" foi emitido em 4 de Setembro de 1975.

Os atores principais eram Martin Landau, que interpretava o papel de John Koeing, comandante da Base lunar Alpha, e Barbara Bain, como Dra. Helen Russel, chefe da secção médica.

“Espaço 1999” foi a primeira tentativa, desde o final de Star Trek, em 1969, de produzir uma série de ficção científica semanal em grande escala, e extraiu inspiração visual (e a perícia técnica) do clássico de Stanley Kubrick “2001: Uma Odisséia no Espaço". Uma série que ninguém esquece...


Etiquetas:

Comente este artigo