Foi há um quarto de século que uma capa da Vogue Inglesa mudou o paradigma da moda e deu a conhecer ao mundo algumas das primeiras top models originais. Agora, esse mesmo fotógrafo, Peter Lindbergh, reuniu-as num projeto que já está a causar furor e curiosidade.

Trata-se, de facto, de uma grande reunião, pois foi há 25 anos que essa icónica imagem foi criada, e com ela ficou definido um “antes” e um “depois” no universo da moda. Cinco modelos posavam para a lente deste fotógrafo alemão, num retrato a preto e branco centrado nos seus rostos quase isentos de maquilhagem. Eram elas: Linda Evangelista, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Christy Turlington e Tatjana Patitz, algumas das supermodelos que marcaram os anos 90, considerados como a “década dourada" da moda. A mesma capa de Janeiro de 1990 viria, alguns meses mais tarde, a servir de inspiração para o videoclip "Freedom 90" de George Michael.

Volvido todo este tempo e não conseguindo todas as de 1990, Lindbergh convocou seis nomes — Cindy Crawford, Eva Herzigova, Nadja Auermann, Helena Christensen, Karen Alexander e Tatjana Patitz, para um novo projeto batizado de “The Reunion”, que pretende recordar e recapturar a energia existente nas sessões fotográficas de então.

Peter Lindbergh juntou as modelos para uma recriação da capa original para a edição italiana da Vogue. Segundo o próprio, cada uma das modelos é mais bonita e mais interessante agora do que há 25 anos atrás. A sessão fotográfica, também em preto e branco, é composta por um editorial de 22 fotografias e será lançada na edição de Setembro da revista Vogue Itália. Fiquem atentos!

Etiquetas:

Comente este artigo