Fui a mais um AmadoraBD - Festival Internacional de Banda Desenhada, organizado pela Câmara Municipal da Amadora. Este é o mais importante evento na área da Banda Desenhada a nível nacional. Contudo, é também uma importante referência a nível internacional, sendo reconhecido como um dos maiores, melhores e mais diversificados eventos de BD, integrando, por isso, o calendário internacional dos mais importantes eventos, como o Festival Internationale de la Bande Dessinée de Angoulême (França), o Lucca Comics (Itália), o Festival Internacional del Cómic de Barcelona (Espanha), New York Comic Fest (EUA) e o San Diego Comic Convention (EUA).

A acontecer desde 23 de Outubro e prolongando-se até 8 de Novembro (já têm pouco tempo para lá ir), no Fórum Luís de Camões e noutros locais da grande Lisboa, esta 26ª edição apresenta como tema “A Criança na BD”. O tema deste ano assinala a efeméride que comemora o centenário das personagens Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais, um dos precursores do modernismo português, considerado o autor das melhores bandas desenhadas de crítica e sátira social, nos anos 10 e 20 do séc. XX, tendo sido considerado vanguarda europeia da época.

Como todos os anos, o Festival atribui os Prémios Nacionais de Banda Desenhada, distinguindo edições e personalidades nacionais e estrangeiras cuja atividade se tenha desenvolvido no circuito da nova arte, tais como: melhor álbum, melhor argumento, melhor desenho, melhor álbum português em língua estrangeira, melhor álbum estrangeiro de autor português, melhor álbum estrangeiro, melhor álbum de tiras humorísticas, melhor ilustração de livro infantil, melhor ilustração estrangeira de livro infantil, prémio clássicos da nona arte, prémio fanzine, prémio juventude e troféu de honra. São mesmo muitas, mas também únicas no género.

Ao longo de vários espaços, é possível apreciar retrospectivas e pranchas originais de "The Captain and the Kids" ou "Os sobrinhos do Capitão" e a revista original "Carlitos", que se dividia entre esta série e os Peanuts, entrecruzando-se com "As proezas de Necas e Tonecas". Não podiam faltar obras-primas absolutas como "Little Nemo" ou "Krazy Kat". E até os quadradinhos sul americanos, como "Mafalda" e a "Turma da Mônica" não podiam faltar. Sem esquecer "Calvin & Hobbes", "Le Petit Spirou", "Boule et Bill", "Little Lulu", conhecida entre nós (por via brasileira) como "Luluzinha", "Le Petit Spirou" (de Tome e Janry, os mesmos que animaram diversas aventuras de "Spirou et Fantasio"), "Dennis, the Menace", conhecido em Portugal com o nome de "Pimentinha" (graças a revistas brasileiras), entre muitos outros.

Mais uma vez, tive o meu amigo de longa data e também fã de BD como eu, José Luís Alves, a fazer-me companhia. Notámos algumas diferenças, como o facto de as bancas de banda desenhada terem passado para o centro das exposições, que “gravitam” à sua volta. Fora isso, manteve o seu nível de qualidade e referência a que nos habituou. Não deixem de ir...

Para mais informações, visitem o site oficial do AmadoraBD: http://www.amadorabd.com

Etiquetas:

Comente este artigo