Provavelmente já a viram pelas ruas, pois a campanha está por todo o lado, mas nem por isso eu poderia deixar de falar da mesma aqui. A campanha "É mais fácil ajudar do que pronunciar" foi lançada para assinalar o Dia Mundial de Consciencialização para a Esclerose Tuberosa, a 15 de Maio último, através da Associação de Esclerose Tuberosa em Portugal. Uma campanha de sensibilização para a existência desta doença rara e, infelizmente, sem cura anunciada.

Contudo, agora deixou de estar apenas online para estar visível em todos os outdoors e mupis. Na campanha, são várias as figuras públicas que dão a cara para chamar a atenção para a problemática, tais como a blogger Ana Garcia Martins, Eduardo Beautê, o apresentador de TV Pedro Fernandes, Lena D'Água, Joana Caçador e o modelo e actor, Filipe Salgueiro, entre outros tantos.

O mote da iniciativa, “é mais fácil apoiar do que pronunciar”, pretende chamar a atenção de todos para o difícil nome da doença – Esclerose Tuberosa, dando importância à mesma e tornando-a conhecida de todos, num claro pedido de apoio a todos os portugueses. Porque esta é uma doença cujo diagnóstico é complexo, e exige o compromisso das autoridades de saúde para proporcionar aos doentes a oportunidade de terem acesso aos cuidados de saúde e tratamento que estão definidos nas orientações clínicas internacionais.

A Esclerose Tuberosa é uma doença rara, sem cura anunciada, que afeta quase todos os órgãos vitais. Embora não se conheçam com exatidão quantas pessoas sofrem desta patologia em Portugal, estima-se que existam 1.600 casos. Para a Associação é premente colmatar as faltas de informação e de apoio, e integração social destes doentes, bem como de tratamento clínico adequado. A campanha, ainda que indiretamente, cumpre também a função de alertar profissionais de saúde, governo e indústria para o flagelo desta doença.

Para mais informações e formas de apoio, consultar www.esclerosetuberosa.org.pt


Etiquetas:

Comente este artigo