Não, ainda não tirei a barba, mas estamos na altura do ano em que os homens passam o mês inteiro de Novembro de bigode para conscientizar os outros sobre a prevenção das doenças masculinas, com ênfase no cancro da próstata.

“Movember” é a união de “mo”, de moustache, e November, Novembro em inglês, e surgiu a partir de uma brincadeira entre amigos, em 2003, sem nenhum vinculo com saúde. Mas logo no ano seguinte, quatro seguidores abraçaram a causa a favor da consciencialização da doença aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncro da Próstata, realizado a 17 de Novembro. Hoje, os seus organizadores orgulham-se de ser “o maior movimento mundial pela saúde masculina”: segundo dados de 2013 foram arrecadados cerca de 150 milhões de dólares, doados por mais de 1 milhão de pessoas no mundo inteiro.

Portanto, já é uma tradição mundial e oficial: durante este mês de Novembro os homens deixam de usar a máquina de barbear. Ponto! Este movimento começou nos Estados Unidos mas já é um hábito também em Portugal. A Fundação Movember pretende alertar os homens para a sua saúde e para a importância de fazerem consultas de rotina e análises periódicas. E encontraram no acto de deixar crescer o bigode, na altura em desuso, uma forma de causar “buzz” sobre o tema.

Em vários países, o "Movember" é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros, por exemplo), onde são debatidos, além do cancro da próstata, outras doenças como o cancro nos testículos, a depressão masculina, o cultivo da saúde do homem, entre outros.

Se quiserem aderir, a campanha internacional funciona assim:
- inscrevam-se no site do Movember (www.movember.com)
- criem um perfil com uma fotografia de cara limpa e tornem-se um Mo Bro (uma espécie de vitrine ambulante da causa)
- deixem o vosso seu bigode crescer durante o mês de Novembro e vão actualizando as fotos. Se já tiverem barba e não a quiserem tirar, diminuam a sua intensidade, deixando-a quase rente, e evidenciem mais o bigode.
- os visitantes do site vão acompanhando os participantes, como vocês, votam e podem fazer doações, que são revertidas para instituições de prevenção e tratamento da doença
- mulheres simpatizantes da causa, chamadas de Mo Sistas, também podem visitar, entusiasmar-se e contribuir

O "Movember" atualmente está presente em mais de 20 países e este ano recebe o apoio de grande marcas como Gillette, Discovery Channel e Playstation. Para mais informações, visitem www.movember.com


Etiquetas:

Comente este artigo