Desde há 10 anos, a Pantone tem vindo a consolidar-se como grande influenciadora de tendências na indústria de moda, decoração e design ao eleger “a cor do ano”. O comunicado da empresa norte-americana é acompanhado de perto, a cada ano, por designers e criativos, que o tomam como ponto de partida e referência, ditando novos rumos para a decoração, roupas e criação em geral. A Pantone, por seu turno, adianta a informação para parceiros de marketing como a gigante de cosméticos Sephora e a Keurig, marca de cafeteiras, para que estas empresas lancem logo produtos nos tons escolhidos. Pouco tempo depois, marcas de todos os sectores já anunciam vários produtos nas cores eleitas...

Fazendo o seu 10º aniversário em “ditar” tendências, a Pantone traz para 2016 uma grande novidade: a escolha de duas tonalidades, ao invés de uma, para sugerir o que teremos de cores mais predominantes no vestuário ou nos mais diversos produtos: o Rose Quartz (uma espécie de rosa pastel) e o Serenity (um azul pálido ou bebé).

“Juntas, as cores demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente acolhedor e um azul mais suave, refletindo conexão, bem-estar, sentido de ordem e paz”, declarou a Pantone. Tons claros que marcam uma mudança no consumidor, que se afasta das cores fortes dos anos passados e sugere maior delicadeza. Contudo, para o grande público, pode ficar a ideia de que a fusão entre o cor-de-rosa e o azul simbolize a mistura entre os géneros feminino e masculino, respectivamente.

Para os que ainda não sabem, a Pantone tornou-se referência em todo o mundo por ter desenvolvido um sistema numérico de escala de cores, o que permite que cada tonalidade seja identificada facilmente, por código, sem a subjetividade da escolha de criadores, fabricantes, revendedores e consumidores.

Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Instituto Pantone, propriedade da Danaher Corp. sediada em Washignton (é ela quem acompanha todo o processo de escolha da cor do ano), afirma: “queríamos gentileza, algo que muita gente procura hoje em dia”, e descreve o duo de cores como “capaz de causar sensações de estabilidade, constância, conforto e relaxamento”, argumentando ainda que os tons “criam equilíbrio num mundo caótico”.

Eis, então, as referências desta dupla de tons pastéis, como uma espécie de ying-yang:
PANTONE-13-1520-Rose-Quartz
PANTONE-15-3919-Serenity

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