É verdade! Mesmo não sendo tão cépticos como a Scully, podemos mesmo acreditar: David Duchovny e Gillian Anderson, após uma pausa de 13 anos, estão de volta como Fox Mulder e Dana Scully. Os nossos agentes do paranormal do FBI favoritos regressam com uma nova temporada de 6 episódios. O criador Chris Carter voltou a produzir a série de culto “The X-Files” (ou “Ficheiros Secretos”), que começou a ser filmada no passado Verão.

“Ficheiros Secretos” teve a sua estreia em Setembro de 1993. Ao longo de 9 temporadas, tornou-se um sucesso à escala mundial e uma das melhores séries de sempre, totalizando 16 Emmys, 5 Golden Globes e 1 Peabody Award.

“Penso nisto como uma pausa comercial de 13 anos”, afirmou Carter recentemente. “A boa notícia é que o mundo ficou mais estranho, um timing perfeito para contar estas seis novas histórias”. Assim, dia 24 de Janeiro, estreia na FOX norte-americana esta nova temporada de “Ficheiros Secretos”. E dois dias depois, a 26 de Janeiro, os agentes Fox Mulder e Dana Scully também estreiam por cá, na FOX portuguesa.

Ora, o ansiado regresso dos agentes desaparecidos e a estreia da nova “The Magicians”, a que pude ir à sua apresentação no Teatro do Bairro, com direito a número de magia e tudo (a cargo do Mário Daniel, fabuloso, por sinal), fizeram-me reflectir sobre o crescente e maciço sucesso das séries de TV.

2015, à semelhança de outros anos recentes, foi mais uma vez diferente no que concerne às séries de TV. O público continua a demonstrar grande interesse por esta programação e as grandes cadeias têm investido, cada vez mais, neste tipo de formato. Ao todo, 409 séries ficcionais foram emitidas em 2015. Incrível! Um recorde a nível mundial e que desperta alguma curiosidade sobre estas grandes produções televisivas. Porque estão sempre inúmeras séries a sair? E outras a repetirem “seasons”? Que influência e impacto terão a Netflix e outros serviços de streaming neste inédito acontecimento?

Bom, das 409, talvez nem todas merecessem ser vistas. É sabido que a quantidade não faz a qualidade, mas uma coisa é certa, estamos, definitivamente, a atravessar uma era dourada da televisão. Vejamos as outras séries que aí vêm:


Game of Thrones
Eis um outro regresso ansiado. A HBO já disponibilizou o 1º teaser da 6ª temporada de “Guerra dos Tronos”. Para os amantes de batalhas de espada e flecha, de dragões e tórridos romances, esta série voltará com um enredo ainda mais emocionante, para não defraudar os fãs que seguiram até a quinta temporada e aguardam ansiosos.


The Magicians
Quentin Coldwater é um jovem adulto do Brooklyn, com uma inteligência acima da média, mas o mesmo não se pode dizer sobre as suas habilidades sociais. Quando é aceite na Academia Brakebills, uma prestigiada e secreta escola de magia, Quentin descobre que a sua fantasia não irá resolver todos os seus problemas. Assim, terá de lidar com a sua falta de sociabilidade ao longo do caminho, ao mesmo tempo que vai descobrindo que aprender magia, afinal, não é tão animador quanto ele imaginava...

Legends of Tomorrow
Quando heróis sozinhos não são o suficiente, o mundo precisa de lendas. Vizualizando o futuro, um deles irá, desesperadamente, tentar impedi-lo de acontecer. Rip Hunter, o viajante do tempo, recebe a tarefa de reunir um disforme grupo de heróis e vilões para confrontar uma ameaça difícil de parar. Uma ameaça que não só põe em perigo a integridade do planeta, mas também do próprio tempo como uma entidade. Será que esta improvável equipa é capaz de combater uma ameaça imortal, diferente de tudo que eles conhecem?

Lucifer
Entediado e infeliz como Senhor do inferno, Lúcifer abdica do seu trono e abandona o seu reinado para vir à superfície e viver na atordoada Los Angeles. Uma vez lá, ele dá início a um outro empreendimento: abre um piano-bar chamado “Lux”.

The Get Down
A série criada por Baz Luhrmann (o mesmo de “Moulin Rouge” e da última versão de “The Great Gatsby”) retrata o surgimento dos movimentos do hip-hop, do punk e do Disco Sound na cena musical e cultural da Nova Iorque dos anos 70. A série retrata o dia-a-dia dos jovens do Bronx que se armaram de latas de spray, passos de dança e rimas musicais para mudarem as suas vidas.


Preacher
Jesse Custer é um ex-pastor que foi possuído por uma entidade chamada Génesis, que fugiu do Paraíso e que está a ser procurada pelos anjos. Quando Jesse e Génesis se tornam num só, os anjos enviam o Santo dos Assassinos, um matador do Século XIX, para persegui-lo…

Damien
Esta série é uma continuação do filme “The Omen - A Profecia”, de 1976, e conta a história do jovem Damien Thorn. Agora adulto, ele é perseguido pelo seu passado e precisa de enfrentar uma série de acontecimentos macabros para finalmente descobrir a verdade: ele é o anti-cristo.


Heroes Reborn
Mini-série de 13 episódios, é um spin off (ramo independente) originado a partir de “Heroes” (2006). Esta nova série original conta a história de um grupo de pessoas comuns, não-relacionadas entre si, que descobrem que possuem poderes sobre-humanos.


Humans
Os Synths são versões computorizadas muito aproximadas dos seres humanos. Robôs que foram criados para desempenharem as mesmas funções, ocuparem postos de trabalho, fazer as lidas domésticas, até mesmo para satisfazer as fantasias mais doentias de cada um, etc… A única coisa que não possuem é uma alma ou, pelo menos, assim pensávamos. Os Hawkins encomendam o seu primeiro Synth, ao qual chamam Anita. Depois de algum tempo, Anita começa a desenvolver comportamentos atípicos às suas funções ordinárias, o que começa a interferir com a vivência da família…

Narcos
Pablo Emilio Escobar é um traficante de droga que ganha mais dinheiro do que a Google e em menos tempo. É um bon vivant colombiano que não tem medo de quem o possa apanhar, nem das consequências do seu crescimento político, muito pelo contrário, consegue esquivar-se sempre da polícia e dar o seu parecer ao povo colombiano como um justiceiro. Mas os investigadores Steve Murphy e Javier Peña foram indicados para tratar de Escobar e prometem não lhe facilitar a vida.

Sense8
Nesta série dos irmãos Wachowski, Nomi, Riley, Kala, Sun, Capheus, Will, Wolfgang e Lito não se conhecem, mas estão interligados uns aos outros. Eles são humanos, mas têm capacidades que vão bem mais além das dos comuns mortais. Com a morte de uma misteriosa mulher, com a qual também partilham uma ligação, estas oito pessoas começam a relacionar-se “mentalmente” e a descobrir coisas sobre eles próprios, mas também sobre o perigo que envolve a sua condição. Aliando as competências de cada um, eles vão tentar sobreviver e proteger os seus.


Hot and Bothered
A série acompanhará os bastidores de uma novela latina. Ana Sofia (a extraordinária Eva Longoria) é a estrela da sua novela, mas precisa de continuar a batalhar contra seus colegas de trabalho, que tentam roubar o seu lugar sob os holofotes. E por trás das câmaras, Ana precisa de lidar com desagradáveis executivos da emissora, argumentistas bêbados, colegas de elenco narcisistas e um novo interesse romântico para a sua personagem que lhe é particularmente familiar.


You, Me and the End of the World
Chega a notícia de que um meteoro entra numa rota inevitável de colisão com a Terra. Ambientada nesse mundo caótico e apocalíptico, a série acompanha um inusitado grupo de pessoas que inclui um padre rebelde, um neonazi desequilibrado, um gerente de banco bem-educado, um cyber terrorista germofóbico e um general americano de alto escalão. Alguns deles estão destinados a chegar a um bunker nos subúrbios da cidade britânica de Slough - e, portanto, são o provável futuro da humanidade.

Quantico
Um diverso grupo de recrutas chega à base do FBI em Quantico para treinamento. Eles são os melhores, os mais inteligentes e os mais qualificados, então parece impossível que um deles seja o responsável por arquitectar um dos maiores atentados terroristas à cidade de Nova Iorque desde o ataque às torres gémeas.


Angel from Hell
Uma série cómica! A dermatologista Allison é organizada e leva uma vida quase perfeita, até ao momento em que ela se depara com Amy (Jane Lynch, de “Glee”), uma esquisita e impertinente mulher que diz ser o seu anjo da guarda.

Supergirl
A série acompanha Kara Danvers ou Kara Zor-El, a prima do Super-Homem man, e Alexandra "Alex" Danvers, a sua irmã terráquea. Kara chega à Terra aos 12 anos, depois de partir do planeta Krypton, e é adoptada pela família Danvers, que a ensina a ser cuidadosa com os seus poderes. Depois de reprimir as suas habilidades por uma década, Kara é forçada a mostrar os seus dons em público durante um inesperado desastre. Motivada pelo seu heroísmo, ela começa a abraçar a sua vocação para ajudar as pessoas da sua cidade.

The Frankenstein Code
A velha história de terror com uma roupagem nova. A série fala de um polícia reformado que retorna do mundo dos mortos para viver a sua segunda oportunidade.

Portanto, esta é apenas uma selecção do que aí vem na TV, pois muitas mais séries haverá ainda por escolher, como “Marco Polo”, passando por dois ensaios da Marvel, “Daredevil” e “Jessica Jones”, até às “Master of None”, “Transparent”, “Mozart in the Jungle” e “The Man in the High Castle”.

Quanto à durabilidade das mesmas, isso só mesmo a quantidade de fãs e os números de audiência poderão ditar. Uma coisa é certa, a televisão está no auge em termos de séries e prima por abranger um variado leque de estilos representativos da sociedade actual, incorrendo numa diversidade de géneros: fantasia, comédia, drama, acção, aventura ou animação. E tudo a partir da nossa poltrona favorita, com o comando na mão. Porque, se não gostarmos do que estamos a ver, temos sempre por onde optar…


Etiquetas:

Comente este artigo