Provavelmente, nunca pararam para pensar nisto, mas de facto, muitos dos objectos que utilizamos não os chamamos pelos seus nomes reais e sim pelas marcas que lhes deram fama. Quem não se lembra da Kispo? Por causa dessa marca, todos os blusões impermeáveis da altura passaram a chamar-se “kispo”. E o mesmo se passa com jipe, gillette ou post-it. Portanto, ao contrário do que se possa pensar, não se tratam dos nomes dos produtos, antes de marcas cuja designação levámos emprestada.

Mascar uma chiclet, desfrutar de um longo e quente banho num jacuzzi ou guiar um jipe. Os termos fazem (ou fizeram) parte do nosso vocabulário quotidiano, integrando-o de tal forma que nem damos conta que nos estamos a referir a marcas e não aos produtos em si. Ou seja, não nos apercebemos que deixamos de utilizar o nome real de determinado produto e passamos a fazer uso do nome da marca que ao mesmo foi propagada, com indiscutível sucesso. É o caso de produtos como Cotonete (haste pequena envolta em algodão) ou da Chiclet, a primeira marca de pastilhas a chegar a Portugal, em 1934. Mas há muitos mais...

A tais substituições dá-se o nome de metonímia, que nada mais é do que a substituição de um nome pelo outro, desde que mantenham alguma semelhança entre eles. Muitas vezes, uma marca ou produto acaba por se tornar sinónimo de todo um género de produtos, e a partir daí, começamos a confundir o nome de uma marca com um tipo de produto, mesmo quando vamos comprar um produto de outra marca.

Contudo, nunca pensei que a lista fosse tão grande... Ora ,vejamos o que está por detrás de cada nome/marca:

Post-its. Blocos amarelos (ou outras cores), com parte superior autocolante, para guardar notas e servir de lembrete. Contudo, a Post-it tem mais de 35 anos, assim como todo um leque de produtos com o mesmo propósito.

Gillette. É uma marca de lâminas de barbear norte-americana e centenária, apostando ainda numa panóplia de outros produtos de higiene pessoal. Sendo dedicada a homens, não quer dizer que não se ouçam senhoras a dizer que vão comprar "gillettes".

Chiclets. Tal como já disse, foi a primeira marca de pastilhas elásticas a surgir no nosso país. Nasceu nos EUA pelas mãos de Thomas Adams e agora está em todo o mundo.

X-acto. Remete-nos, de imediato, aquele utensílio pontiagudo, com lâmina, próprio para cortar papel. Mas, na verdade, trata-se do nome de uma empresa que vende todo o tipo de ferramentas de corte.

Tupperware. Nos anos 40, Earl Silas Tupper revolucionou a armazenagem de alimentos nos frigoríficos ao inventar caixas de plástico que fechavam hermeticamente. As famosas caixas são hoje, muito mais que uma marca, um muito útil utensílio, de tal maneira que algumas mães controlam, à unidade, as que deixam em casa dos filhos.

Jacuzzi. Chamamos tal a qualquer piscina de hidromassagem, a qualquer tanque com bolhinhas... Contudo, esse nome deve-se a sete irmãos italianos, os Jacuzzi, que fundaram a empresa com o mesmo nome. Especializada, entre outras coisas, em bombas hidráulicas. Um dia, a propósito da necessidade de hidroterapia de um familiar, decidiram incorporar uma dessas bombas numa banheira. E voilá, criou-se o “jacuzzi”.

Frisbee. Chamar 'frisbee' a qualquer disco de plástico voador (dos que se atiram na praia ou no campo) deve-se à Wham-O, empresa que inventou este tipo de brinquedo e que deu tal nome à sua criação.

Jeep. Tornou-se mais fácil dizer jipe do que “veículo todo-o-terreno”, mas o primeiro diz respeito a uma marca nascida na década de 1940. E hoje em dia há muitos mais carros do mesmo tipo, de outras marcas, que não devem gostar nada de serem chamados com o nome da concorrência...

Maizena. Já lá vão 130 anos desde que a marca de amido de milho da Unilever chegou ao mercado. A Maizena tem vindo a ser utilizada por mães, avós e tias desde sempre. O produto foi criado nos Estados Unidos em 1842 e ganhou tanta popularidade entre os portugueses que até se pode encontrar a palavra "maisena" no dicionário.

Filofax. Já não há muito quem os use, é certo, mas o nome 'filofax' foi, durante muito tempo, sinónimo de agenda prática. Não de uma agenda qualquer, mas daquela que traziam calendário, porta cartões, separadores, bloco de notas, sitio para a caneta, calendário, etc. A culpada foi a empresa inglesa Filofax, a primeira a inventar agendas do género.

Velcro. Aposto que esta vos surpreendeu. Pois é, velcro não é o nome do produto, mas sim da marca. Ele foi criado pelo engenheiro Georges de Mestrel, na década de 1940. No entanto, o sucesso só veio em 1967, quando a NASA usou velcro na vestimenta dos astronautas durante a missão Apollo 1. Apesar de velcro ser conhecido pelo nome da marca, não existe uma outra palavra que possa definir o produto.

Lego. Os pequenos tijolos da Lego, além de serem um brinquedo clássico, tornaram-se objectos de culto na nossa sociedade. Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, é fabricado em escala industrial desde 1934, popularizando-se em todo o mundo desde então. De tal forma, que passámos a chamar de “legos a todos os brinquedos cujo conceito se baseasse em partes que se encaixam permitindo várias combinações.

Aspirina. Este é o nome do remédio criado pela Bayer que virou sinónimo de ácido acetilsalicílico. De tal maneira que quando estamos engripados ou com dor de cabeça pedimos uma Aspirina e não ácido acetilsalicílico ao farmacêutico.

Pyrex. Um refractário de vidro destinado exclusivamente ao forno ou a conter produtos a alta temperatura. Sendo a marca comercial usada, desde 1915, pela Corning Glass Works para a sua linha de recipientes em vidro borossilicatado destinada ao mercado doméstico, a popularidade foi tal, ao longo do século XX, que fez dela uma marca genérica e sinónimo deste tipo de vidro.

Caldo Knorr. Passámos a chamar assim todos os caldos de condimento em cubos, usados na preparação de várias receitas, principalmente sopas e refogados, mas a Knorr é uma marca alemã, propriedade da companhia anglo-holandesa Unilever. Com vendas anuais superando € 3 bilhões, a Knorr é a marca mais vendida da Unilever.

Vespa. Durante muitos anos, Vespa foi o nome deste tipo de veículo que hoje é denominado de scooter. E antes, até era conhecida como Lambretta, um modelo de motorizada produzido pela Innocenti, entre 1947 e 1971.

Provavelmente, haverá muitas mais, mas estas foram algumas marcas famosas que viraram sinónimo de produtos e que são sucesso até hoje. Hoje em dia, para alcançar tal sucesso é preciso uma muito boa comunicação e um belo e eficaz plano de marketing...

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