O icónico parque Disneyland da Califórnia fez 60º anos no ano passado. Eu já deveria ter dado nota, mas foi um verão intenso, na F Magazine Luxury. Mas nunca é tarde... O parque temático original de Walt Disney em Anaheim, abriu as suas portas a 17 de Julho de 1955, e desde então o Disneyland Resort tem sido um destino mágico e inovador para as famílias.

“Para todos aqueles que vêm para este local feliz: bem-vindos. A Disneyland é a sua terra. Aqui, a idade revive as memórias do passado e a juventude pode saborear o desafio e a promessa do futuro. A Disneyland é dedicada aos ideais, sonhos e à dura realidade que criaram a América, com a esperança de que ela seria uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo”. Foi este o discurso de Walter E. Disney aquando da sua inauguração. Apesar de Walt Disney já ser famoso pelos seus filmes na época, a abertura da Disneyland mudou completamente a história da empresa, incluindo a expansão para a Walt Disney World alguns anos mais tarde.

Walt Disney costumava levar as suas filhas a parques de diversão quando elas eram pequenas. Nesses parques, era costume as crianças brincarem nas atrações e os pais esperarem do lado de fora. Numa dessas ocasiões, quando as suas filhas estavam a brincar no Carrossel do Griffith Park, em Los Angeles, Walt teve uma ideia: “não seria bem mais interessante um parque onde toda a família se pudesse divertir junta?”. Desde então, essa ideia não saiu mais da sua cabeça e Walt Disney que começou a procurar maneiras de viabilizar o projeto – no início denominado de Mickey Mouse Park. Foi então que ele conseguiu fazer uma parceria com a emissora de TV americana ABC, que iria ajudar a financiar a construção do parque em troca de um programa semanal aos Domingos, apresentado por Walt Disney, chamado “Disneyland”.

Essa estratégia de parceria resultou genial, pois além de conseguir o financiamento para o seu projecto, Walt Disney ainda podia fazer propaganda ao seu futuro parque todos os domingos de manhã, atingindo milhões de americanos. Por isso, no domingo, 17 de Julho de 1955 aconteceu, finalmente, a inauguração da Disneyland para jornalistas e convidados, mas o seu sucesso resultou num caos: apesar de apenas 11 mil entradas terem sido distribuídas aos convidados, mais de 30 mil pessoas apareceram no parque, conseguindo entrar com bilhetes falsos. Uma super lotação inesperada… No dia 18 de Julho, quando o parque abriu para o público em geral, as filas para entrar começaram por volta das 2h da manhã, e aproximadamente 50 mil pessoas visitaram o parque nesse dia. Até hoje, a Disneyland já teve mais de 650 milhões de visitantes desde a sua abertura.

Portanto, a Disneyland foi um sucesso desde o começo. E vários hotéis e restaurantes começaram a surgir em torno do parque, fazendo com que não houvesse mais espaço para ampliações. Devido a isso, no início da década de 60, Walt Disney começou a procurar um local que tivesse espaço suficiente para caberem todos os seus sonhos. E a região central da Florida era o local ideal, por vários motivos, dando origem ao Walt Disney World. Mas isso são outras núpcias…

Quando o Walt Disney criou a Disneyland, ao imaginar "um lugar onde famílias pudessem experimentar juntas, imersas numa atmosfera rica de detalhes e histórias", não imaginava que esse seria apenas o início de uma história de grande sucesso. Desde então, a família dos parques temáticos da Disney cresceu para 11 parques temáticos em cinco locais em todo o mundo. Assim, ao Disneyland Resort da Califórnia vieram simar-se: Walt Disney World Resort (Lake Buena Vista, Flórida), Disneyland Resort (em Hong Kong), Disneyland Resort (em Paris e antes chamado de Euro Disney) e o Disney Resort no Japão (em Tóquio). Para além destes, e complementando os parques e resorts, estão a Disney Cruise Line (desde 1998); o Disney Vacation Club (inaugurado em 1991); o Adventures by Disney (desde 2005); as lojas World of Disney (desde 1996), em Nova Iorque, Orlando e Anaheim; e o Walt Disney Imagineering. Este foi fundado em 1952 e é o grupo de reflexão e desenvolvimento por trás de todos os parques, resorts e atrações da Disney. É obra!

60 anos depois, a Disneyland continua a brilhar e entreter. E o universo Disney é profícuo em nos fazer sonhar…



Etiquetas:

Comente este artigo