Sabiam que a invenção do automóvel tem uma data “oficial”? Pois, foi a 29 de Janeiro de 1886, há bem mais de um século, que Carl Benz registou a patente do seu "veículo com motor a gasolina". Curiosamente, mais tarde, mas ainda no mesmo ano e sem qualquer associação com Benz, Gottlieb Daimler construiu o seu veículo motorizado. Sem dúvida, o ano de 1886 marcou o início de uma longa história de sucesso da Mercedes-Benz e do automóvel com “motor a gasolina” que conta já com 130 anos.

Quando o engenheiro alemão Carl Benz registou no German Imperial Patent Office, em Berlim, a patente “Benz Patent-Motorwagen”, ele veio mudar a mobilidade no mundo. O certificado de nascença do automóvel possui o número DRP 37435, um documento que é o testemunho do espírito inovador, da criatividade e da visão empreendedora de Benz. A velocidade máxima do seu veículo de três rodas era de 16 km/h. E só a partir de 1908, com o lançamento do Ford Model T, o automóvel ficou disponível de uma forma global para todos. O primeiro veículo movido a hidrogénio é de 1807 e aquele com sistema de vapor data de 1768, mas nenhum deles teve impacto significativo.

Desde 2011, essa patente faz parte do Registo da Memória do Mundo da UNESCO, que também inclui a Bíblia de Gutenberg, a Magna Carta e a obra Mass em B Menor de Johann Sebastian Bach.

Juntamente com o veículo motorizado de Gottlieb Daimler, que foi desenvolvido também em 1886, o veículo motorizado e patenteado de Carl Benz é o primeiro veículo em exposição que os visitantes podem encontrar no início da visita ao Museu Mercedes-Benz. Esse Museu celebra o seu 10º aniversário agora, em 2016, tendo recebido, até à data, mais de sete milhões de visitantes.

Etiquetas:

Comente este artigo