Porque hoje, dia 15 de Fevereiro, é Dia Internacional da Criança com Cancro... Mais de 40 personagens de desenhos-animados ficaram carecas para apoiar a campanha "Carequinhas" ou "Bald Cartoons". Sem chapéus, cabelos, pelos ou penas, o Popeye e a Olívia Palito, a Hello Kitty, o Snoopy, a Turma da Mônica, até o Fantasma e as aves do filme "Rio 2", entre outros, “entraram” no projecto e deram a cabeça calva ao manifesto para aumentar a auto-estima de crianças com cancro numa campanha de consciencialização contra o preconceito.

A original iniciativa foi criada no Brasil pelo GRAAC (Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Cancro), que teve início com a campanha "Carequinhas", lançada em 2013. As personagens mais queridas das crianças estão carecas para lembrar que a criança com cancro merece desfrutar da sua infância como qualquer outra criança. A ideia atingiu 120 milhões de pessoas, que aderiram e trocaram as imagens dos avatares nas redes sociais pelos cartoons calvos em apoio à causa.

Em 2014, a acção teve alcance internacional. A campanha tornou-se um movimento internacional, sob o nome “Bald Cartoons”. E entraram para a lista de personagens “carequinhas” Popeye, Snoopy, Hello Kitty, Equestria Girls, The Phanton, Mister Patato Head, Rio 2 e Garfield, entre tantos outros. O convite para aderir ao movimento é um vídeo (com legendas em inglês), onde crianças contam dificuldades em lidar com a falta de cabelos adquiridas no tratamento contra o cancro. "Eu queria que as pessoas entendessem que a gente não está doente porque quer", desabafa uma menina no vídeo.

É missão da "Bald Cartoons" reduzir o preconceito que existe ao redor da doença. E mudar também a ideia das crianças com cancro com a própria imagem. No mesmo vídeo, é possível ver a reação emocionada do público infantil do GRAAC ao assistir às imagens das personagens da campanha, carecas como elas.

Querem apoiar a campanha? Saibam mais aqui:
http://www.baldcartoons.com e http://www.carequinhas.com.br













Etiquetas:

Comente este artigo