A 46ª edição da ModaLisboa - KISS assinalou os seus 25 anos. Um quarto de século a narrar muitas histórias de amor com a moda, a marcar encontros da arte com a criação, a estabelecer harmonia entre a produção e a indústria. Quanto à temática KISS, tal advém do facto de o beijo representar, neste contexto, a vontade de unir os autores, os criadores e os produtores em torno de um só objectivo, tal como a garantia e a permanência do amor no acto da criação de moda. Eduarda Abbondanza e toda a sua equipa estão de parabéns!

A ModaLisboa - KISS começou na quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com Fast Talks, um convite à reflexão e ao debate. Os desfiles só tiveram inicio na sexta, no Pátio Galé como já vem sendo costume, abrindo com Sangue Novo, a tal mostra do trabalho dos jovens designers de moda, com Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos, Tânia Nicole e Tiago Loureiro (Banda).

Quase 25 anos se passaram desde a primeira ModaLisboa, que tomou conta do Teatro São Luiz em abril de 1991, com as criações de Ana Salazar, José António Tenente ou Luís Buchinho. Nuno Gama também lá estava, e assim, também em jeito de celebração, resolveu fazer uma retrospectiva no grande auditório do Centro Cultural de Belém, substituindo o habitual desfile carregado de testosterona por um filme-documentário onde comemorou 50 anos de vida e 30 de carreira.

Depois, foi o acompanhar dos desfiles. Os estilistas Miguel Vieira e Carlos Gil apresentaram no sábado, as suas propostas para o próximo inverno, com coleções marcadas pela liberdade e pelo ecletismo, respectivamente. No domingo, o inverno gélido do criador Luís Carvalho, as coroas reais de Dino Alves, com destaque para Manuela Moura Guedes, que regressou à passerelle da ModaLisboa vinte e cinco anos depois, ao som do seu êxito dos anos 80 “Foram Cardos, Foram Prosas”, e o tributo à mulher decidida e determinada feito por Filipe Faísca marcaram o último dia desta 46.ª edição.

Foram quatro dias preenchidos de criatividade, inovação e de intenso amor pela arte da criação. O Pátio da Galé viu muito talento a desfilar, assim como imprensa e convidados, que não quiseram perder pitada da ModaLisboa – KISS.

E com o mote desta edição me despeço. "Kisses for you all"!!! Até à próxima, que deve ser em outubro.

Mais em dailymodalisboa.blogspot.com e em www.modalisboa.pt


Etiquetas:

Comente este artigo