Lembram-se da selfie de Ellen DeGeneres, rodeada de múltiplos rostos conhecidos do mundo do entretenimento, ter sido o momento mais memorável dos Óscares? Pois, a vitória de Leonardo DiCaprio na categoria de melhor ator 'explodiu' nas redes sociais. Por isso, a famosa selfie foi destronada. Nessa gala, em 2014, a imagem de DeGeneres gerou um recorde de 255 mil tweets por minuto, fossem comentários ou partilhas da imagem, mas o momento em que Leonardo DiCaprio subiu ao palco para receber o Óscar de Melhor Actor Principal registou uma média de 440 mil tweets por minuto… Mas vamos aos Óscares!

A 88.ª cerimónia de entrega dos Academy Awards (mais conhecidos como Óscares 2016) aconteceu no passado Domingo, 28 de fevereiro e foi realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia e transmitida ao vivo pela emissora de televisão norte-americana ABC. A mesma foi difundida por emissoras em mais de 200 outros países. Produzida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, para premiar os melhores actores, técnicos e filmes e tudo o que os envolve do ano transato, ou seja, 2015, e teve como anfitrião o comediante Chris Rock, que já o havia sido na cerimónia de 2005. O apresentador aproveitou o seu “tempo de antena” com piadas sobre o racismo no cinema e o boicote aos Óscares proposto por algumas celebridades negras. Tratando o assunto com bastante piada e sarcasmo, acabou por ser bem recebido pela plateia.

Contudo, apesar de muito glamour, esta 88.ª edição dos Óscares teve as audiências mais baixas desde 2008, registando 34,3 milhões de telespectadores, com um índice de audiência global de 10,4% entre o público adulto -- entre os 18 e os 49 anos. A cerimónia realizada em 2015, com Neil Patrick Harris como anfitrião, conseguiu um melhor resultado, registando uma audiência de 37,3 milhões de telespectadores com uma quota de audiência de 11%. Mas aí, ainda ninguém “bateu” Ellen DeGeneres. A gala de 2014, conduzida por si, mantém-se como a mais vista do século XXI, com 43,7 milhões de telespectadores.

Quanto a premiações, os Óscares deste domingo foram uma noite de primeiras vezes. A começar por Leonardo DiCaprio, que levou a estatueta de melhor actor por "O Regresso". A vitória de DiCaprio, após quatro nomeações falhadas, valeu-lhe uma ovação dos seus colegas, que o homenagearam de forma efusiva. No entanto, o prémio de melhor filme foi para "O Caso Spotlight". No que respeita a actores premiados, que venceram na sua primeira indicação, temos Brie Larson, que levou a estatueta por "O quarto", a sueca Alicia Vikander foi melhor actriz secundária por "A rapariga dinamarquesa" e Mark Rylance foi o melhor secundário por "Ponte dos Espiões".

O realizador mexicano Alejandro González Iñárritu marcou outro grande momento da noite, ao ‘bisar’ na categoria de Melhor Realização. Tendo vencido o galardão em 2015, pelo filme “Birdman”, o realizador voltou a levar para casa a estatueta, desta vez por “The Revenant- O Renascido” (que assinalou também o terceiro prémio consecutivo de Melhor Fotografia para Emmanuel Lubezky). "Mad Max: Estrada da Fúria" arrasou nos prémios técnicos, pois em termos estatísticos foi quem saiu da cerimónia com os bolsos mais recheados, arrecadando seis estatuetas nessa áreas: - montagem, mistura de som e montagem de som, caracterização, guarda-roupa e cenografia. Uma das grandes derrotadas foi Lady Gaga, que embora mais elegante do que nunca, perdeu o Oscar de melhor canção original para Sam Smith.

Mas verifiquem a seguir os principais vencedores (a bold):

MELHOR FILME
"A grande aposta"
"Ponte dos espiões"
"Brooklyn"
"Mad Max: Estrada da fúria"
"Perdido em Marte"
"The Revenant”(“O Renascido”)
"O quarto"
"Spotlight"("O Caso Spotlight")

MELHOR ACTOR
Bryan Cranston ("Trumbo")
Matt Damon ("Perdido em Marte")
Leonardo DiCaprio, por "The Revenant"("O Renascido")
Michael Fassbender ("Steve Jobs")
Eddie Redmayne ("A rapariga dinamarquesa")

MELHOR ACTRIZ
Cate Blanchett ("Carol")
Brie Larson ("O quarto")
Jennifer Lawrence (“Joy”)
Charlotte Rampling (“45 anos”)
Saoirse Ronan ("Brooklyn")

MELHOR REALIZADOR
Alejandro González Iñárritu, por “The Revenant” (“O Renascido”)
Tom McCarthy ("O caso Spotlight”)
George Miller ("Mad Max: Estrada da fúria")
Adam McKay ("A grande aposta")
Lenny Abrahamson ("O quarto")

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Christian Bale ("A grande aposta")
Tom Hardy (“The Revenant” - “O Renascido”)
Mark Ruffalo ("O caso Spotlight”)
Mark Rylance ("Ponte dos Espiões")
Sylvester Stallone ("Creed")

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Jennifer Jason Leigh ("Os oito odiados")
Rooney Mara ("Carol")
Rachel McAdams ("O caso Spotlight”)
Alicia Vikander (“A rapariga dinamarquesa”)
Kate Winslet ("Steve Jobs")

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Earned it", The Weeknd ("Cinquenta sobras de Grey ")
"Manta Ray", J. Ralph & Antony ("Racing extinction")
"Simple song #3", Sumi Jo e Viktoria Mullova ("Youth")
"Writings on The Wall", Sam Smith ("007 contra Spectre")
"Til it happens to you", Lady Gaga ("The hunting ground")

MELHOR BANDA SONORA
"Ponte dos espiões"
"Carol"
"Hateful Eight" ("Os Oito Odiados"), por Ennio Morricone
"Sicario"
"Star Wars: O despertar da força"

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"Son of Saul", por László Nemes (Hungria)

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
"Anomalisa"
"O menino e o mundo"
"Inside Out" ("Divertida-mente")
"Shaun, o carneiro"
"As memórias de Marnie"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
"Ex Machina", por Andrew Whitehurst, Paul Norris, Mark Ardington e Sara Bennett.

MELHOR FOTOGRAFIA
"The Revenant"("O Renascido"), por Emmanuel Lubezky.

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
"The Big Short"("A Queda de Wall Street"), argumento reescrito por Charles Randolph e Adam McKay.

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL - 'Spotlight', argumento da autoria de Josh Singer e Tom McCharthy.

Etiquetas:

Comente este artigo