Que experiência! Na passada semana, os cinemas do Fórum Almada foram o palco escolhido pela NOS para inaugurar a segunda sala 4DX do país, depois do GaiaShopping. Toda uma nova forma de ver e sentir o cinema. Equipada com tecnologia 4DX, passamos a poder usufruir de uma “experiência sensorial” única.

O motivo era o filme “10 Cloverfield Lane”, que fez ali a sua ante-estreia. Eu lá fui, a convite da NOS, e pude rever amigos como a Isabel Figueira, a Oceana Basílio, o Quimbé, entre outros, pois foram muitos os convidados a assistir, no dia 6 de abril, ao novo filme de J.J. Abrams. Juntos, pudemos experimentar as sensações de estar “dentro” do filme, de fazermos parte dele.

Esta nova sala tem 100 lugares e oferece uma experiência audiovisual sem precedentes, com efeitos e sensações sincronizados com o que se passa no grande ecrã. As cadeiras requerem mais espaço entre elas do que salas normais, assim como o ecrã é mais reduzido do que o habitual. No fundo, o 4DX é uma tecnologia multidimensional que desperta os nossos 5 sentidos, tornando-se numa experiência de cinema totalmente imersiva. Entre as principais características desta sala, temos cadeiras que se movimentam em todas as direções em reação ao que vemos no ecrã, salpicos de água (filtrada) para uma experiência mais realística, um sistema de vento instalado nas cadeiras que nos sopra ar ao nível do pescoço, cheiros que vão até 20 aromas diferentes e efeitos de luzes que simulam relâmpagos ou outros fenómenos.

Quanto ao filme, trata-se de um "thriller" psicológico intenso. No seguimento de um acidente de automóvel que a deixa sem sentidos, Michelle (Mary Elizabeth Winstead) desperta na cave de um desconhecido. Esse homem, chamado Howard (John Goodman) acaba por lhe explicar que houve um ataque químico à escala mundial e que, ao encontrá-la na estrada, a trouxe para lhe salvar a vida. Com eles, encontra-se Emmett (John Gallagher Jr.), outrora vizinho do dono do «bunker», que corrobora a teoria de que a salvação está dependente do total isolamento da atmosfera exterior. Embora ao princípio, o choque a tenha feito acreditar no que estes homens lhe diziam, com o passar do tempo, e com uma permanente sensação de claustrofobia, Michelle começa a desconfiar das intenções de Howard. E passa a arquitectar uma forma de escapar, independente do que possa vir a encontrar fora da cave…

As especificações vêm dos próprios estúdios e são programadas neste tipo de sala para que, durante o filme, possamos sentir os diferentes ambientes que nos permitem estar mais dentro da história. Portanto, cada experiência 4DX é diferente de filme para filme, e embora tenha gostado muito do filme, estou certo de que ter visto “10 Cloverfield Lane”, em Almada, não foi igual a ver o “Batman vs. Superman: O Despertar da Justiça”, em Gaia. Em termos de experiência multidimensional, claro.


Etiquetas:

Comente este artigo