Hoje assinala-se o Dia Internacional do planeta Terra, um dia que, infelizmente, continua a passar despercebido para a maioria… São tantos os problemas políticos e socio-económicos na atualidade que poucos pensam realmente no nosso planeta. E até a constante informação sobre as iminentes ameaças ao ambiente como resultado do desenvolvimento insustentável que vivemos parece não assustar ninguém. Percebo, pois a Terra continua a providenciar-nos água, alimento e outros recursos.

Mas atentem! Os termómetros estão a bater recordes este ano. As temperaturas em Janeiro, Fevereiro e Março superaram as registadas em 2015 nos mesmos meses. Cada vez mais, começa a ser difícil ignorar o aquecimento global.

Ora, o Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e sua manutenção, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. O objectivo principal da data é consciencializar os habitantes do nosso planeta sobre a importância e a necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo.

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, a 22 de Abril de 1970, tendo o político convocado o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram no acto em todos os E.U.A. Foi adoptado internacionalmente em 1990, e desde então é festejado a cada 22 de Abril. Hoje, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.

Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso tomarmos consciência da sua importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não há como os repor... Só no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7 graus centígrados. Parece pouco, mas esse aquecimento já está a alterar o clima em todo o planeta. E o homem é o principal responsável por este problema. Por isso, é imperioso encontrar soluções urgentes para evitar grandes catástrofes.~

Felizmente, alguns passos vão sendo dados. Por exemplo, o "Acordo de Paris" é assinado hoje, Dia da Terra. A assinatura do acordo sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa obtido a 12 de Dezembro de 2015, depois de difíceis negociações entre 195 países e União Europeia, decorre na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objectivo de entrada em vigor em 2020, contudo, o acordo só se concretiza quando 55 Estados responsáveis por, pelo menos, 55% das emissões de gases com efeito de estufa o ratificarem…

Temos de fazer mais! Todos somos responsáveis. Cada um deve fazer a sua parte!

Etiquetas:

Comente este artigo