O dia 23 de Abril é tido com a data de nascimento da famosa Vespa: foi nesse dia, em 1946, que Enrico Piaggio registou a patente da sua criação, transformada num símbolo da design da Itália e da cultura retro.

Tal efeméride vai ser assinalada pelo grupo italiano Piaggio com o lançamento de uma série comemorativa de modelos da Vespa. Para marcar o aniversário de 70 anos da sua criação mais famosa e um dos mais glamourosos ícones da estrada, será lançada com uma fornada de scooters exclusivas, que incluirá os modelos comemorativos da Vespa Primavera e da intemporal PX.

Batizada de Settantesimo, a série do aniversário de 70 anos deve chegar ao mercado no início de maio, nas cores azul ou cinza. Uma marca registrada da edição comemorativa será o logo Vespa Settantesimo 70° impresso no assento e no porta-luvas. A Piaggio criou ainda uma bolsa de couro castanha especial, elaborada no mesmo couro do assento, para ser fixada sobre o bagageiro cromado destes modelos.
Com o passar dos anos, a Vespa consolidou-se como um autêntico símbolo do design inovador italiano, não deixando de permanecer como atual e relevante. A mota, nos dias de hoje, é um clássico que remete à cultura retro, mas que ainda mantém elementos extremamente cativantes de luxo e estilo.

Eddie Murphy, Nicole Kidman, John Wayne e o ator espanhol Antonio Banderas são alguns dos fãs confessos da clássica Vespa. Mas não são apenas as personalidades do mundo do cinema que admiram este modelo, o próprio cinema já utilizou as curvas sedutoras da Vespa para criar algumas das suas produções. E até mesmo outras artes já se inspiraram na célebre mota italiana.

Transformada com o tempo em objecto de culto, a Vespa passou de 58 mil unidades produzidas em 2004 para 170 mil no ano passado. Graças ao status de lenda adquirido, a Piaggio pode dar-se ao luxo de cobrar preços mais elevados do que as concorrentes... Para que tenham uma ideia, desde 1946, cerca de 18 milhões de scooters Vespa foram vendidas no mundo. Alguns modelos antigos são disputados como relíquias, demonstrando a fama do modelo e a paixão que esta scooter desperta nos quatro cantos do mundo.


Etiquetas:

Comente este artigo