Santo António, São João e São Pedro são os três santos populares mais festejados por nós, de Norte a Sul, e o mês de Junho consagra festas e arraiais a estes santos, desde os dias treze ao vinte e nove. As principais são as Festas de Lisboa, celebradas de 12 para 13 de junho, dia de Santo António, o Santo Casamenteiro, e as do Porto, na noite de 23 para 24 de Junho, quando se celebra o S. João.

Por ser lisboeta, falarei mais das festas alfacinhas, de grande animação, em que todos vêm para a rua comer, beber e divertir-se pelas ruas dos bairros mais populares, engalanadas a preceito com arcos, balões coloridos e cheiros de manjerico. E não há melhor altura para se estar com amigos, acompanhados de umas belas sardinhas e deliciosas sangrias. Ainda me lembro da tradição de saltar a fogueira… pratica, infelizmente, já em desuso. A par do tempo mais quente, na capital festeja-se o Santo Casamenteiro desde o século XVI que, como já é hábito, culmina com o desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade, onde os bairros mais típicos competem entre si. Esta artéria da capital enche-se de centenas de figurantes, música, cores e muito público. Mas a animação não é menor nas ruas desses bairros representados, seja em Alfama, na Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Nos largos e vielas de traço medieval, come-se caldo verde e sardinha assada, canta-se, baila-se e brinda-se pela noite dentro. Como já vem sendo tradição, o Hotel Tryp Lisboa Oriente não fugiu à regra e realizou mais um grande arraial, que contou com muita animação e com os sabores típicos destas festas populares – farturas, pão com chouriço, sardinhas ou porco no espeto, brindados com bebidas refrescantes.

Lisboetas, saiam para a rua e aproveitem tudo o de bom que esta época tem para oferecer. E vão mais longe, pois é também tradição oferecer, ao vosso par romântico, um aromático vaso de manjerico, com bonitas quadras a falar de amor, ou não estivessem estas festas ligadas ao solstício de Verão e a antigos rituais de fertilidade…

No Porto, a festa é semelhante em cor e alegria, ao longo dos bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos e outros. Mas a Invicta tem outros usos e costumes: se antigamente os foliões batiam com alho-porro na cabeça dos amigos, hoje usam martelos de plástico com o mesmo fim. Além disso, para além do fogo-de-artifício lançado à meia-noite em pleno rio Douro, no Porto também se lançam coloridos balões de ar quente, constituindo uma das mais belas celebrações dos festejos populares.

A 29 de Junho comemora-se ainda o São Pedro, também com festas populares em várias localidades do país, como Sintra ou Évora, ambas Património Mundial. Évora tem ainda a particularidade de celebrar não apenas um, mas dois santos populares, pois realiza, desde o séc. XVI, a Feira de S. João, uma das maiores da região sul do país, comemorando, também, o dia de S. Pedro como feriado municipal.

E termino a dizer…

Santo António a treze de Junho
Com marchas de encantar,
A vinte e quatro, o S. João
A vinte e nove, S. Pedro a terminar.


Etiquetas:

Comente este artigo