Estamos muito habituados a pensar em vinho tinto ou branco, assim como rosé, mas uma marca chamada GIK está prestes a virar tudo do avesso…
Feito a partir de uvas cultivadas em La Rioja, León e Castilla-La Mancha, em Espanha, o extraordinário vinho GIK é de cor azul, daquele tom forte para ser mais específico. A marca espera, com esta novidade, vir a seduzir os consumidores mais jovens, que podem não aderir aos vinhos convencionais.

Sem tradição viticultora, um grupo de seis amigos espanhóis inovam o mundo da enologia ao produzir o GIK, primeiro vinho de cor azul do mercado, como resultado de um desafio. O vinho demorou dois anos a ser desenvolvido, e os jovens tiveram ajuda de pesquisadores da Universidade do País Basco e do departamento de pesquisa alimentar do governo basco.

"O mundo do vinho leva séculos sem mudanças", diz Aritz Lopez, de 22 anos, um dos sócios da GIK Live, de Bilbao e estudante de Publicidade e Relações Públicas. "Nós não gostamos da aura que normalmente rodeia o vinho, sempre com a obsessão quanto à denominação de origem. Não tem nenhuma tabela ou envelhecimento: misturamos diferentes uvas. Não é de sobremesa ou aperitivo, cada um bebe-o quando quer. E não tem denominação de origem, porque trabalhamos com várias vinícolas”. Bom, razão pela qual os puristas possam vir a dizer, então, que não se trata de vinho. “É claro que é vinho”, defende Lopez, “mas simplesmente não é um vinho típico. É um vinho para todos, sem regras ou preconceitos, sem convenções herdadas. GIK é um ato de revolução poética, e azul é a bandeira perfeita para esta revolução", diz, reivindicando uma cor associada com a mudança, fluidez e tecnologia. E parte diversão.

A cor azul é obtida a partir de pigmentos naturais. Ao trabalharem o desenvolvimento do seu produto, com um vinho de base púrpura, feito a partir de uvas brancas e uvas vermelhas, em seguida descobriram que a pele da uva tem um pigmento azul chamado “antocianina”, e depois um outro, o “indigocina”. Assim, a partir de uma base de mistura com uvas brancas e tintas, é acrescentado o tal pigmento “antocianina”, extraído a partir da pele das uvas vermelhas. Depois adiciona-se um outro pigmento orgânico, o “indigocina” e, por fim adoçantes naturais “não calóricos”. GIK é, por isso, fácil de beber, doce, com 11,5 ° de álcool e azul.

Num ano, já foram vendidas 70 mil garrafas e, neste momento, são produzidas mais de 16 mil garrafas por lote. O GIk já se encontra disponível em bares e restaurantes na Alemanha, França, Holanda e Suíça, chegando agora a Portugal através do canal online. Segundo a marca, este novo vinho tem tudo para ser o "hit" do Verão. Recomenda-se que seja servido bem frio, devido à sua doçura… Quem quiser experimentar, pode comprar uma garrafa do vinho azul pelo e-mail ventas@gik.blue


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