Quem diria… Até em matéria de coisas estranhas, somos muito bons. Numa lista dos 50 edifícios mais estranhos do mundo, uma casa entre quatro rochedos surge em primeiro lugar. E é lusa!

A casa mais estranha do mundo é, portanto, portuguesa e pertence à família Rodrigues, que a mandou construir em 1974. Tudo aconteceu num belo dia de Primavera, quando a família Rodrigues foi dar um passeio pela serra de Fafe. Quando se depararam com os quatro penedos, o pai Rodrigues pôs-se logo a idealizar ali uma casa...

Adquirido o terreno, a "Casa do Penedo" acabou por surgir mesmo ali, nas montanhas entre Fafe e Celorico de Basto. E hoje, passados 42 anos, continua a uso. Actualmente, a família utiliza-a apenas no período de férias e aos fins-de- semana, mas, infelizmente para os Rodrigues, são muitos os turistas de todo o mundo que ali acodem motivados pela curiosidade. E não é de estranhar, face à sua originalidade e beleza. Muitos dizem tratar-se da verdadeira casa dos Flinstones!

Tal como o exterior, o interior apresenta também um estilo rústico, com a mobília, as escadas e o corrimão todos feitos de troncos de árvores. O sofá é feito em betão e madeira de eucalipto, pesando 350 Kg. Ainda sem electricidade, o que aquece a casa no Inverno é a lareira que possui.

Mas nem tudo são rosas… Nos últimos anos, devido à notoriedade que tem vindo a receber através das redes sociais, a casa tem sido alvo de alguns actos de vandalismo. Contudo, a família Rodrigues tudo faz para manter a “Casa do Penedo” o mais operacional possível. Razão pela qual a porta, de aço, pesa à volta de 400 quilos e os vidros das janelas são agora à prova de bala. Foi na Internet que os Rodrigues ficaram a saber serem possuidores de "uma das casas mais loucas do mundo". A partir daí, os curiosos tentam levar tudo. “Até o sofá já levaram. Por isso, fiz um sofá que pesa uns 350 quilos, com cimento e tronco de eucalipto", argumenta Vítor Rodrigues, filho do comprador do terreno, entretanto já falecido.

Espero que este meu artigo não vá incomodar ainda mais os Rodrigues, mas não deixa de ser um “mimo”, esta casa. E podem apreciá-la aqui, nas imagens…








Etiquetas:

Comente este artigo