Foi há 70 anos que o mundo ficou a conhecer o biquíni, apresentado pela primeira vez em Paris. O tamanho reduzido do conjunto fez escândalo na altura e só quando algumas atrizes famosas lhe vieram dar corpo é que se tornou num sucesso mundial até aos dias de hoje.

A 5 de Maio de 1946, Micheline Bernardini, uma dançarina do Casino de Paris, posou na piscina de Molitor, em Paris, vestida apenas com duas pequenas peças de roupa. A indumentária reduzida fora registada por Louis Réard, um engenheiro francês que na época administrava a loja de lingerie da mãe na capital francesa. O sugestivo nome de biquíni veio-lhe devido ao atol de Bikini, no Oceano Pacífico, onde os Estados Unidos estavam a fazer os testes com a bomba de hidrogénio.

Ora, tal inspiração ocorreu-lhe porque Louis Réard pensou que aqueles quatro triângulos feitos de apenas 194 cm quadrados de tecido iriam ser uma verdadeira “bomba atómica” nas praias e nos costumes dos franceses (e um pouco por todo o mundo). Sem querer, o engenheiro antecipara-se ao designer de moda francês Jacques Haim, que também estava a produzir um desenho parecido, mas com uma pequena grande diferença: o modelo de Réard era mais reduzido e deixava o umbigo evidentemente à mostra. Até o nome escolhido por Heim ia no mesmo sentido: chamava-se “Atome” (átomo, em francês). Esta coincidência e diferença de dimensões entre os dois deu origem a uma piada popular. Na altura, dizia-se por Paris que o “biquíni” tinha dividido o “átomo”.

Mas devido à quase nudez feminina, o escândalo foi tal que fez com que as vendas dos primeiros biquínis fossem muito fracas. As novas duas peças só começaram a ganhar popularidade quando atrizes como Brigitte Bardot, Marilyn Monroe ou Jayne Mansfield começaram a posar de umbigo à mostra. E quando Ursula Andress, no filme “Dr. No” da saga 007, saía da água envergando um biquíni branco, a fama do biquíni disparou para nunca mais abandonar os corpos femininos de verão, apesar de fenómenos de moda pontuais. Como foi o caso do fato de banho completo que regressou, volta graças a um célebre exemplar vermelho usado por Pamela Anderson na série “Marés Vivas”. Mas Halle Berry veio fazer homenagem à colega, no filme de 007 "Die Another Day", exuberantemente envergando um biquíni retro.

Já lá vão 70 anos… Embora o seu lançamento tenha deixado os mais conservadores de cabelos em pé, não houve como impedir que a moda lançada pelo francês Louis Reard viesse a conquistar as mulheres de todos os continentes. O novo século tem trazido re-leituras de todas as décadas e tornou este simples traje numa peça muito democrática.

Etiquetas:

Comente este artigo