Esta marca automóvel, que nasceu durante a Segunda Guerra Mundial, é hoje sinónimo de veículos de luxo para todo o tipo de terreno. A Jeep, actualmente uma divisão da FCA Fiat Chrysler, está a comemorar 75 anos com uma edição limitada para vários dos seus modelos: Compass, Cherokee, Grand Cherokee, Renegade, Wrangler e Wrangler Unlimited. Esta série especial do seu 75º aniversário usa tons exclusivos de verde na carroçaria e traz itens como rodas com acabamento em bronze acetinado, detalhes externos em bronze e laranja, emblemas 1941 – Seventy Five Years e interiores com acabamento diferenciado, em couro ou tecido, de acordo com o modelo. Com estreia no último Salão de Detroit, estas edições irão chegar às concessionárias dos EUA ao longo deste trimestre. Ainda não se sabe quando no resto do mundo, Portugal incluído…

A Jeep nasceu de uma encomenda do exército norte-americano, feita em 1940, para um “veículo leve de reconhecimento”. A Willys-Overland, assim como a American Bantam e a Ford mostraram protótipos, mas os testes feitos levaram o exército a optar pela Willys como principal fornecedora. Surgiram, então, os modelos MA e MB, em 1941, os primeiros Jeeps para exclusivo uso militar. Quatro anos depois, começavam as vendas do CJ-2A, o Jeep civil, a que se seguiu o duradouro CJ-5, produzido até os anos 70 em mais de 600 mil unidades. A marca Jeep original só veio a assumir o seu nome anos depois, tornando-se uma marca registada.

Na década de 1960, a Jeep diversificou a sua linha com a pickup Gladiator e a carrinha Wagoneer (que lançou a primeira tracção integral permanente e automática). O utilitário desportivo Cherokee só chegou em 1973, com duas portas e proposta de lazer, que seria acentuada mais tarde, em 1984, com a sua segunda geração. Por seu turno, o Jeep original evoluía para o CJ-7, em 1976, e para o Wrangler, em 1987. A partir deste ano, a Jeep passa a fazer parte do grupo Chrysler (hoje, grupo FCA, sigla para Fiat Chrysler Automobiles). O Grand Cherokee de 1992 representava a evolução da ideia da Wagoneer; hoje, este modelo está já na sua quarta geração. Em 2014, surgia o Renegade, o mais novinho da família, já sob alçada da Fiat. Com o lançamento mundial do Renegade no segmento de SUVs compactos, a Jeep dava continuidade ao maior plano de expansão nos, então, seus 74 anos de história.

Ao longo de 75 anos, os veículos da Jeep têm sido protagonistas de diversos episódios, graças à robustez, eficiência e carisma que sempre os caracterizaram. A receita veio a ser ainda mais acentuada com elementos de conforto, segurança e sofisticação adicionados aos modelos mais recentes. O seu sucesso foi sempre tão grande que, em Portugal, qualquer veículo todo terreno é, ainda hoje, chamado de “Jipe”. Parabéns por um aniversário recheado de êxitos, Jeep!


Ao longo da história...



A "família" edição especial do 75º aniversário




Etiquetas:

Comente este artigo